POR UMA PRÁXIS COMO PRÁTICA DA LIBERDADE EM TEMPOS DISTÓPICOS
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Resumo
Este ensaio busca desenvolver uma reflexão pautada na concepção de prática pedagógica para a liberdade postulada por Paulo Freire e analisada no contexto contemporâneo da pós-modernidade. Para essa discussão os pressupostos de Zigmunt Bauman, especificamente, o conceito de sociedade líquida também doram mobilizados. Buscamos promover algumas reflexões que possam construir um quadro analítico do que seria a educação como prática da liberdade, quais pressupostos ela busca identificar e as possíveis vias/caminhos para sua implementação em um contexto negacionista, de ataques constantes às instituições escolares e, também, do entendimento das problemáticas que podem impedir o devir desta postura educativa. Essa discussão também buscará refletir na importância da compreensão do conceito de práxis e sua contribuição para uma educação como prática da liberdade. Este ensaio é fruto de trabalho bibliográfico que versa sobre a temática perpassada por diversos momentos formativos da vida do autor a partir de 2017.
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