O DESAFIO DA FORMAÇÃO PELA PESQUISA E A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC): Contribuições para construção de memória em políticas públicas

Conteúdo do artigo principal

Carolinac Carvalho
Jaqueline Moll

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir sobre a formação de professores por meio da pesquisa, tendo como referência a trajetória do Programa Observatório da Educação (Obeduc). Trata-se de uma pesquisa exploratória de cunho analítico e com coleta de dados bibliográfica e documental. A metodologia utilizada para investigação foi a histórico-dialética, com análise de documentos legais e institucionais. Foi apresentada a história do Obeduc com intuito de auxiliar na compreensão do cenário político institucional em que se deu a formulação, implementação e interrupção do programa Obeduc. Construiu-se o argumento de que o programa Obeduc se inseriu no conjunto de políticas educacionais brasileiras, em especial àquelas voltadas para educação básica, intimamente ligadas ao contexto político e ao projeto de nação e sociedade adotado pelos governos brasileiros, marcadas hegemonicamente pela lógica da descontinuidade. De acordo com a pesquisa, pode-se concluir que o programa Obeduc por meio de um formato abrangente e inovador e por apresentar proposta de valorização articulada dos saberes da educação básica foi capaz de atuar não apenas em prol da formação em pesquisa, mas também para formação inicial e continuada de professores e para a promoção da articulação entre universidade e escola básica.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARVALHO, C.; MOLL, J. O DESAFIO DA FORMAÇÃO PELA PESQUISA E A TRAJETÓRIA DO PROGRAMA OBSERVATÓRIO DA EDUCAÇÃO (OBEDUC): : Contribuições para construção de memória em políticas públicas. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 69–92, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/132. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Jaqueline Moll, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professora titular da Faculdade de Educação e colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências da UFRGS e professora titular do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões, Câmpus Frederico Westphalen. Graduada em Pedagogia pelo Centro de Ensino Superior de Erechim; Especialização em Alfabetização pela PUC/RS; Especialização em Educação Popular pela Unisinos; Mestrado em Educação pela PUC/RS e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5465-178X. E-mail: jaquelinemoll@gmail.com.

 

Referências

Legais

Decreto n° 5.803, de 08 de junho de 2006 – cria o Observatório da Educação.

Decreto 6.755 de 19 de janeiro de 2009 - Institui a Política Nacional de Formação dos Profissionais do Magistério e regulamenta a ação da CAPES.

Edital nº 01/2006/CAPES/INEP, de 20/06/2006, publicado no DOU nº 116, Seção 3, pág. 22.

Edital nº 01/2008/CAPES/INEP/SECAD, de 24/07/2008, publicado no DOU nº 141, Seção 3, pág. 25.

Edital nº 001/2009//CAPES/ SECAD/INEP, de 03 de agosto de 2009.

Edital nº 38/2010/CAPES/INEP, de 24/06/2010, publicado no DOU nº 119, Seção 3, pág. 43.

Edital no. 49/2012, de 05 de novembro de 2012, publicado no DOU nº. 05/11/2012, na Seção 3, página 47.

Lei no 4.024/1961. Fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional.

Lei no 9.394 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Lei n. 10.172, de 9 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação o PNE

Portaria nº 028, de 27 de janeiro de 2010. Regulamento da Concessão do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional e de Pesquisa – AUXPE.

Portaria no. 152, de 30 de outubro de 2012. Aprova o Regulamento do Programa Observatório da Educação.

Bibliográficas

ANDRÉ, M. E. Pesquisa, formação e prática docente. In: ______. (Org.). O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores 4. ed. São Paulo: Papirus, 2005.

ANDRÉ, M.; PESCE, M. K. Formação do professor pesquisador na perspectiva do professor formador. Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores, v 4, n. 7, jul. - dez. 2012. Disponível em 62-Texto do artigo-177-180-10-20180621 (4).pdf

BRASIL. Relatório de Gestão - Observatório da Educação. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica, Capes, Ministério da Educação. Brasília, DF, 2013. Disponível em Relatórios e Dados — CAPES (www.gov.br)

BRASIL. Relatório de Gestão DEB 2009 – 2014, vol. 2. Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica. Capes. Ministério da Educação, 2015. Disponível em Relatórios e Dados — CAPES (www.gov.br)

CLÍMACO, João Carlos Teatini de Souza; NEVES, Carmen Moreira de Castro; LIMA, Bruno Fernandes Zenobio de. Ações da Capes para a formação e a valorização dos professores da educação básica do Brasil e sua interação com a pós-graduação. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v.9, nº 16, abril. Brasília, CAPES, 2012, p. 181-209.

CORTELAZZO, I.B.C. Pesquisa na Educação Superior: articulação, graduação e pós-graduação. In: Pedagogia em debate: desafios contemporâneos. Curitiba: Editora UTP, 2004.

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 1996.

DEMO, Pedro. Pesquisa: principio científico e educativo. 12ª ed. São Paulo: Cortez ed. 2006.

DOURADO, Luiz Fernando. Políticas e gestão da educação básica no Brasil: Limites de perspectivas, 2007, CLACSO, Repositorio Digital, ID : 10670/1.iezs80

FARIAS, I. M. S.; JARDILINO, J. R. L.; SILVESTRE, M. A. Contribuições do Obeduc como pesquisa em rede para a formação do professor. Revista Educação Matemática em Foco. Volume 5 - Nº 1 Jan – Jun /2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GATTI, Bernadete A. A formação de professores no Brasil: características e problemas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./dez. 2010.

GATTI, Bernadete A. Pesquisa, Educação e Pós-modernidade. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 126, p. 595- 608, set./dez. 2005.

LAMPERT, Ernâni. O ensino com pesquisa: realidade, desafios e perspectivas na universidade brasileira. Revista Linhas Críticas, Brasília, v. 14, n. 26, p.131-150, jan./jun.2008.

LÜDKE, Menga. O professor, seu saber e sua pesquisa. Revista Educação & Sociedade, ano XXII, nº 74, Abril 2001.

NÓVOA, A. Em busca da liberdade nas universidades: para que serve a pesquisa em educação. Educação & Pesquisa, v. 41, n. 1, p. 263-272, jan./mar. 2015.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)