CONTRIBUIÇÃO DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA PARA O ENFRENTAMENTO DO FRACASSO ESCOLAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo tem o objetivo de “Identificar as contribuições da Iniciação Científica no Ensino Básico para o enfrentamento do fracasso escolar”. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa por meio de uma entrevista semiestruturada. Os sujeitos foram seis ex-estudantes da Escola Estadual Gentil Viegas Cardoso (Alvorada/RS) que participaram do Programa Trajetórias Criativas (TC) à época. Os resultados demonstram que as aulas de Iniciação Científica (IC) compreenderam períodos semanais sistemáticos, dentre outros momentos extras disponibilizados pelos professores. A cada professor foi destinado um grupo menor de orientandos pelos quais era responsável, mas tanto os outros professores, quanto os demais estudantes poderiam se auxiliar mutuamente, reforçando a ideia da coletividade. A autonomia dos participantes foi incentivada em diversos momentos, como na escolha do tema de pesquisa que, por sua vez, revelou a pluralidade de interesses e a importância do prazer em estudar sobre algo de que goste. A apresentação final despertou diferentes sentimentos e representou o ápice do desenvolvimento do projeto. Algo fortemente relatado foi criação de vínculo com os professores. Todos os entrevistados consideraram uma experiência positiva e seus conhecimentos como úteis para a vida. Conclui-se que a IC do TC foi relevante na reconstrução da trajetória escolar dos estudantes entrevistados.
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, Carlos Wagner [et al.]. Elaboração de Projeto para a Popularização da Ciência. 1. Ed. Bahia: Editora Oxente, 2021.
BECKER, Fernando. Jean Piaget e a Educação. In: Pedagogia e sociologia em diálogo. MEIRELLES, Mauro; MOCELIN, Daniel Gustavo; RAIZER, Leandro (Org.). Porto Alegre: CirKula, 2016. 178p.
_______. Tempo de aprendizagem, tempo de desenvolvimento, tempo de gênese – a escola frente à complexidade do conhecimento. In: MOLL, Jaqueline e col. (Org). Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Resumo Técnico: Censo Escolar da Educação Básica 2021.Brasília: Inep, 2021.
BRASIL. Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autoria. Caderno 1, 1 ed., 2014a. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=16320-seb-traj-criativas-caderno1-proposta&Itemid=30192 >. Acesso em: 22 julho. 2023.
BRASIL. Ministério da Educação. Trajetórias Criativas: jovens de 15 a 17 anos no ensino fundamental: uma proposta metodológica que promove autoria, criação, protagonismo e autoria. Caderno 7. 2014b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_download&gid=16323&Itemid= . Acesso em: 22 julho. 2023.
CERQUEIRA, Daniel Ricardo de Castro [et al.]. Atlas da Violência 2019. São Paulo: FBSP, 2019.
CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Trad. Bruno Magne. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.
DEWEY, John. Vida e educação. Tradução Anísio Teixeira. 6. ed. São Paulo: Melhoramentos,
MOLL, Jaqueline. Os tempos da vida nos tempos da escola: em que direção caminha a mudança. In: MOLL, Jaqueline e col. (Org). Ciclos na escola, tempos na vida: criando possibilidades. Porto Alegre: Artmed, 2004.
PIAGET, Jean. In: PARRAT-DAYAN, Silvia; TRYPHON, Anastásia (Org.). Sobre a Pedagogia:textos inéditos. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1998.
______.Criatividade. In: VASCONCELOS, Mário Sérgio (org). Criatividade: psicologia, educação e conhecimento do novo. São Paulo: Moderna, 2001. p. 11-20.
TEIXEIRA, Anísio. Pequena Introdução à filosofia da educação. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.
TEIXEIRA, IULA SANTANNA. Ensino médio no rio grande do sul a partir da emenda constitucional nº 59/2009: constatações, análises e apontamentos. Dissertação de mestrado em Educação em Ciências: Química da vida e saúde. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre RS, 2019.
YIN, Robert K. Estudo de caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2015.