NARRATIVAS MEMÉTICAS E O ENSINO DE MATEMÁTICA O QUE REVELAM ALGUNS MEMES DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo, resultado de um trabalho de Iniciação Científica (IC/UNEB), apresenta os resultados da análise de narrativas meméticas voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de Matemática publicadas em rede social no período de atividades escolares não presenciais causadas pela pandemia da Covid-19. Procurou-se identificar, nesses espaços midiáticos, publicações que sinalizassem para as potencialidades do uso dessas mídias sociais no processo de ensinar e aprender Matemática, especialmente nesse cenário de crise sanitária. A pesquisa, de base qualitativa, do tipo Estudo de Campo Online, teve como instrumentos de produção de dados as publicações, memes, feitas na rede social Instagram, no período pandêmico de março de 2020 a março de 2021. A análise dos dados produzidos se deu por meio da perspectiva qualitativa, como orientado por Gil (2008). Mais do que a sinalização para os usos didáticos das mídias sociais em sala de aula, os memes mapeados revelaram desafios vivenciados durante a pandemia.
Detalhes do artigo
Referências
BRITO, Cláudio da Silva; SANT’ANA, Claudinei de Camargo; SANT’ANA, Irani Parolin. Memes com viés matemático e suas potencialidades para o ensino de Matemática. Revista Sergipana de Matemática e Educação Matemática, v. 5, n. 1, p. 173-188, 2020. Disponível em: http://funes.uniandes.edu.co/30169/1/Silva2020Memes.pdf. Acesso em: 23 dez. 2020.
CASTELLS, Manuel. A Galáxia Internet: reflexões sobre a Internet, negócios e a sociedade. Zahar, 2003. Disponível em: https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=nCKFFmWOnNYC&oi=fnd&pg=PA2&dq=A+galaxia+da+internet&ots=_EBPXIu8_M&sig=Nl5o1BQGRJfLjp6_AOVtyzI7PM0#v=onepage&q=A%20galaxia%20da%20internet&f=false. Acesso em: 26 ago. 2021.
DAMASCENO, Handherson Leyltton Costa. Memes e narrativas em tempos de pandemia da Covid-19: um estudo analítico. Folha de Rosto, v. 6, n. 2, p. 119-135, 2020. Disponível em: https://brapci.inf.br/index.php/res/download/149990#:~:text=Para%20os%20transeuntes%20das%20redes,a%20express%C3%A3o%20'virar%20meme'. Acesso em: 09 dez. 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999. Disponível em: https://www.giulianobici.com/site/fundamentos_da_musica_files/cibercultura.pdf. Acesso em: 14 set. 2021.
MENEZES, Suzy Kamylla de Oliveira; FRANCISCO, Deise Juliana. Educação em tempos de pandemia: aspectos afetivos e sociais no processo de ensino e aprendizagem. Revista Brasileira de Informática na Educação, v. 28, p. 985-1012, 2020. Disponível em: https://www.br-ie.org/pub/index.php/rbie/article/view/v28p985. Acesso em: 15 nov. 2021.
MÍDIAS SOCIAIS e o uso de memes na educação: é possível?. Faz Educação & Tecnologia, 2020. Disponível em: https://www.fazeducacao.com.br/midias-sociais-e-memes-na-educacao. Acesso em: 18 ago. 2022.
RECUERO, Raquel. Rede Social. In: SPYER, Juliano (Org.). Para entender a Internet (versão beta): noções, práticas e desafios da comunicação em rede. 2009. p. 25-26. Disponível em: https://books.google.com.br/books?id=SNljcQrv63QC&pg=PA23&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=4#v=onepage&q&f=false. Acesso em: 20 ago. 2021.
SILVA, Américo Junior Nunes da; NERY, Érica Santana Silveira; NOGUEIRA, Cleia Alves. Formação, tecnologia e inclusão: o professor que ensina Matemática no “novo normal”. Plurais Revista Multidisciplinar, v. 5, n. 2, p. 97-118, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/9375/6197. Acesso em: 27 out. 2021.
SOTERO, Elaine; COUTINHO, Brenda. Memes, tecnologias e educação: ‘conversas’ com professoras em tempos de pandemia. Revista Docência e Cibercultura, Rio de Janeiro, v. 4, n. 2, p. 67-84, 2020. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/re-doc/article/view/50564/34662. Acesso em: 23 ago. 2022.