VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA APROXIMANDO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto tem como objetivo relatar a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), bem como evidenciar as ações realizadas durante o período de sua duração e os resultados obtidos através delas. O PRP tem como objetivo principal a articulação entre escola, professores e licenciandos, fomentando o aperfeiçoamento das práticas e do saber docente desde o contexto da formação acadêmica. Durante o período da residência pedagógica os estudantes de Pedagogia têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades, realizando atividades teóricas e práticas nas escolas de Educação Básica. A inserção dos estudantes no cotidiano escolar permite o aprimoramento da formação docente, uma vez que eles podem observar, na prática, as teorias já discutidas em sala de aula. Dessa articulação entre os componentes do contexto escolar com os futuros pedagogos, surgem grandes experiências que resultam na troca de saberes e informações, que são de grande auxílio para a construção de uma educação pautada no bem comum e na premissa de se fornecer uma educação de qualidade para todos os alunos. Durante o PRP, através da participação na sala de aula, o residente se depara com diferentes culturas, realidades e contextos sociais, oportunizando que ele estabeleça um olhar aprofundado acerca do cenário educacional como um todo, lançando um olhar crítico-reflexivo e apontando caminhos e possibilidades para que constantes melhorias possam ser feitas.
Detalhes do artigo
Referências
ABRAMOVICH, Frannf. Literatura Infantil: Gostosuras e bobices.São Paulo: Scipione, 2014.
ANDREETA, Tiago Efrem; GOING, Luana Carramillo e SAKAMOTO, Cleusa Zazue.O brincar e a escola: um estudo sobre o lúdico no primeiro ano do ensino fundamental. Bol. - Acad. Paul. Psicol. [online]. 2020, vol.40, n.98, pp. 22-34. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_issuetoc&pid=1415 711X20200001&lng=pt&nrm=i. Acesso em 13 jul 2022.
BARROS, Marta Silene Ferreira; PASCHOAL, Jaqueline Delgado; VICENTINI, Dayanne; ALMEIDA, Jacqueline Daniele França de; FERREIRA, Ana Letícia; BARROS, Priscila Cordeiro Soares. A relação Teoria e Prática na formação docente: condição essencial para o trabalho pedagógico. RIAEE – Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 15, n. 1, p. 305-318, jan./mar. 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CP 9/2001 - Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Brasília: MEC, 2001.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Referencial curricular nacional para a educação infantil: formação pessoal e social. Brasília: MEC/SEF, v.01 e 02.1998. 85p.
BRASIL. Conselho Nacional de Educação, Resolução CNE/CP No 1, de 15 de maio de 2006. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rcp01_06.pdf. Acesso em: 18/03/2022
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
FARIA, Ana Lúcia Goulart de; RICHTER, Sandra Regina Simonis. Apontamentos pedagógicos sobre o papel da arte na educação da pequena infância: como a pedagogia da educação infantil encontra-se com a arte? In: SMALL SIZE PAPER (Org.) Experiencing art inearly years - learning and development processes and artistic language. Bologna: Edizioni Pendragon, 2009. p. 103-25.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: estudos e proposições.17 ed.. São Paulo: Cortez, 2005.
PIRES, Gisele Brandelero Camargo. Lúdico e Musicalidade na Educação Infantil. Indaial: Ed. ASSELVI, 2008