VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA APROXIMANDO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Vanessa Camilo Carmindo
Denise da Silva Braga
Jorge Pereira Machado

Resumo

O presente texto  tem como objetivo relatar a participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP), bem como evidenciar as ações realizadas durante o período de sua duração e os resultados obtidos através delas. O PRP  tem como objetivo principal a articulação entre escola, professores e licenciandos, fomentando o aperfeiçoamento das práticas e do saber docente desde o contexto da formação acadêmica. Durante o período da          residência pedagógica os estudantes de Pedagogia têm a oportunidade de desenvolver suas           habilidades, realizando atividades teóricas e práticas nas escolas de Educação Básica. A inserção dos estudantes no cotidiano escolar permite o aprimoramento da formação docente, uma vez que eles podem observar, na prática, as teorias já discutidas em sala de aula. Dessa articulação entre os componentes do contexto escolar com os futuros pedagogos, surgem grandes experiências que resultam na troca de saberes e informações, que são de grande auxílio para a construção de uma educação pautada no bem comum e na premissa de se fornecer uma educação de qualidade  para todos os alunos. Durante o PRP, através da participação na sala de aula, o residente se depara com diferentes culturas, realidades e contextos sociais, oportunizando que ele estabeleça um olhar aprofundado acerca do cenário educacional como um todo, lançando um olhar crítico-reflexivo e apontando caminhos e possibilidades para que constantes melhorias possam ser feitas.

Detalhes do artigo

Como Citar
CARMINDO, V. C. .; BRAGA, D. da S.; MACHADO, J. P. . VIVÊNCIAS NO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA : APROXIMANDO TEORIA E PRÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 127–134, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/93. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

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