PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA NA ALFABETIZAÇÃO EXPERIÊNCIAS DE UMA RESIDENTE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente relato tem o propósito de expor e destacar experiências significativas durante os dezoito meses do Programa Residência Pedagógica (PRP) com o Subprojeto “Pedagogia: Alfabetização”, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Apresentarei e discutirei a minha intervenção, como residente, nos dois primeiros módulos do PRP, que foi constituída remotamente por decorrência da Pandemia de COVID-19 e da suspensão do ensino presencial. Entre as experiências realizadas no PRP, destaco a observação do processo de alfabetização e as práticas pedagógicas utilizadas pela preceptora que tanto contribuíram para a minha formação na licenciatura. Considero que os resultados obtidos durante a participação no Programa são fundamentais, à medida que possibilitam relacionar, no contexto da ação, a teoria e a prática.
Detalhes do artigo
Referências
BRAGA, Elayne de Moura. Suportes Didáticos Virtuais: A Importância da Ergonomia Cognitiva na Elaboração e Uso das Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação na Educação. Revista Vozes do Vale da UFVJM: Publicações Acadêmicas, Diamantina, n. 3, p. 1-16, 9, maio. 2013.
DIOGO, Maria Fernanda; ASSIS, Neiva de. Atividades pedagógicas não presenciais em tempo de pandemia: Contribuições a partir da psicologia histórico-cultural. Psicologia Política. vol. 21. n.51. pp. 491-508. 2021.
MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação. Resolução nº 4310, de 17 de abril de 2020. Diário do executivo, Belo Horizonte, MG, 18 de abril 2020.
TEBEROSKY, Ana; COLOMER, Teresa. Aprender a ler e a escrever. Uma proposta construtivista. Porto Alegre, ArtMed: 2003.
SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, [s. l.], n. 25, 2004.
TOMAZINHO, P. Com aulas remotas, pais se reinventam para ajudar na educação dos filhos. 27 Maio
Dispovivel em: https://www.diariodaregiao.com.br/cidades/2020/05/1195004-com-aulas-remotas-pais-se-reinventam-para-ajuda-na-educacao-dos-filhos.html. Acesso em 13 jun 2022.