EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA

Conteúdo do artigo principal

Keyla Rejane Souza
Jorge Pereira Machado
Denise da Silva Braga

Resumo

O presente relato apresenta considerações sobre a participação no Programa da Residência Pedagógica (PRP) e as práticas desenvolvidas durante o Programa em uma escola da rede pública municipal de Diamantina, Minas Gerais. O PRP oportunizou aos residentes, estudantes da licenciatura em Pedagogia da  Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri,  a imersão no cotidiano da escola de educação básica.  Nessa imersão, se tornaram evidentes as relações entre a teoria e a prática. As ações desenvolvidas  no PRP se efetivaram a partir da observação participativa na escola, do planejamento e    a regência em sala de aula. Tais ações foram mediadas pela  reflexão sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Durante o período de observação e regência foi possível analisar e refletir sobre os vários elementos da prática pedagógica no ensino fundamental. Nos seus fundamentos, o PRP busca aproximar os residentes do campo da prática, por meio do acesso à sala de aula, da observação do trabalho do docente preceptor e das suas relações com os alunos. Da experiência no PRP resulta a compreensão da importância da formação e do exercício profissional do professor para o desenvolvimento integral dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOUZA , K. R. .; MACHADO , J. P. .; BRAGA, D. da S. EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 65–74, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/98. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Referências

BRASIL. Edital CAPES 01/2020 que dispõe sobre a Residência Pedagógica. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em 15 jul 2022.

DAYRELL, Juarez Tarcísio. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, Juarez Tarcísio. (Org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1996.

FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita.Tradução de Diana Myriam Lichtenstein et al. Porto Alegre: Artes Médicas, 1986.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

PERRENOUD,Philippe.Formar professores em contextos sociais em mudança: prática reflexiva e participação crítica. Revista Brasileira de Educação, Caxambu, v. 12, p. 5-21, 1999. Bimestral. Disponívelem:https://docplayer.com.br/417594-Formar-professores-em-contextos-sociais-em-mudanca-pratica-reflexiva-e-participacao-critica.html. Acesso em:17 jul 2022.

PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. .Estágio e docência. SãoPaulo:Cortez,2004

VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Perspectivas para reflexão em torno do projeto político-pedagógico. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro (Org.). Escola: espaço do projeto político-pedagógico. 10. ed. Campinas: Papirus , 2006. p. 8-32.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.