EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO NA LICENCIATURA
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Resumo
O presente relato apresenta considerações sobre a participação no Programa da Residência Pedagógica (PRP) e as práticas desenvolvidas durante o Programa em uma escola da rede pública municipal de Diamantina, Minas Gerais. O PRP oportunizou aos residentes, estudantes da licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, a imersão no cotidiano da escola de educação básica. Nessa imersão, se tornaram evidentes as relações entre a teoria e a prática. As ações desenvolvidas no PRP se efetivaram a partir da observação participativa na escola, do planejamento e a regência em sala de aula. Tais ações foram mediadas pela reflexão sobre os processos de ensino e de aprendizagem. Durante o período de observação e regência foi possível analisar e refletir sobre os vários elementos da prática pedagógica no ensino fundamental. Nos seus fundamentos, o PRP busca aproximar os residentes do campo da prática, por meio do acesso à sala de aula, da observação do trabalho do docente preceptor e das suas relações com os alunos. Da experiência no PRP resulta a compreensão da importância da formação e do exercício profissional do professor para o desenvolvimento integral dos estudantes.
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Referências
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