A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO OBSERVAÇÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Bruna Carine De Oliveira
Solange Gomes Vieira
Denise da Silva Braga

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar a minha experiência, vivida durante a participação no Programa Residência Pedagógica (PRP), do subprojeto Pedagogia/Alfabetização, da Universidade Federal dos Vales Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), em uma  escola localizada no município de Diamantina, Minas Gerais. Este texto constitui-se em um relato de experiência na turma do terceiro ano do Ensino Fundamental, através de práticas de ensino na modalidade presencial. Como foco deste relato, destacarei  uma atividade cujo  conteúdo abordado foi geometria, desenvolvido de forma lúdica, a fim de facilitar o processo de alfabetização matemática dos alunos. O conteúdo proposto, sólidos geométricos (paralelepípedo, pirâmide, cubo, cone, esfera),  integra o currículo de Matemática do terceiro ano do ensino fundamental.  Para analisar a experiência, utilizarei a produção de autores que auxiliaram no processo de reflexão dos elementos que se evidenciaram durante a experiência, como Hoffmann (2008); Libâneo (1994) e Santos (2000). Ressalto, como consideração final da experiência vivida, a importância e a contribuição que a Residência Pedagógica tem ao nos oportunizar essas vivências práticas dentro das escolas, enriquecendo nossa formação e futura prática docente.

Detalhes do artigo

Como Citar
DE OLIVEIRA, B. C. .; VIEIRA , S. G. .; BRAGA, D. da S. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA ALFABETIZAÇÃO: OBSERVAÇÕES A PARTIR DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 45–54, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/94. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Referências

ALMOULOUD, Saddo Ag; MANRIQUE, Ana Lucia; SILVA, Maria José Ferreira da; CAMPOS Tânia Maria Mendonça . A geometria no ensino fundamental: reflexões sobre uma experiência de formação envolvendo professores e alunos. Revista Brasileira de Educação. Nº 27, Set /Out /Nov /Dez 2004.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação mediadora: uma prática em construção á universidade. 27 ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. 106p.

LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 1994 (Coleção magistério 2° grau. Série formação do professor).

PEREIRA, Lúcia Helena Pena. Ludicidade em sala de aula: montando um quebra-cabeça com novos sabores e saberes. In PORTO, Bernadete (org.). Educação e ludicidade. Ensaios 3. Salvador: UFBA, 2004.

PINTO, Gerusa Rodrigues; LIMA, Regina Célia Villaça. O desenvolvimento da criança. 6. ed. Belo Horizonte: FAPI, 2003.

SANTOS, Santa Marli Pires dos. (Org.). Brinquedoteca: a criança, o adulto e o lúdico. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

SOARES, Magda. Alfabetização e Letramento. 6. ed. São Paulo: Contexto, 2010. QUEIROZ, Tânia Dias. Dicionário prático de pedagogia. São Paulo: Rideel, 2003.