A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO PLANO DE AULA NO PERCURSO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Ana Caroline Fernandes Meira
Jorge Pereira Machado
Denise da Silva Braga

Resumo

O Programa de Residência Pedagógica (PRP)  tem como objetivo oferecer aos estudantes de pedagogia a oportunidade de experienciarem o cotidiano da sala de aula na Educação Básica e da profissão docente. Neste relato busco retratar a minha experiência como residente no primeiro ano do ensino fundamental em uma escola da rede pública municipal de Diamantina, Minas Geriais. Para tanto, destaco as vivências no período do ensino remoto, no qual tive a oportunidade de planejar, auxiliar na produção de materiais pedagógicos e na regência de aulas. Evidencio os desafios que se apresentaram à proposta  de  implementar e construir uma prática pedagógica, no contexto do ensino remoto emergencial,  para a escola e seus profissionais e, também, para os preceptores e residentes do PRP.

Detalhes do artigo

Como Citar
MEIRA, A. C. F.; MACHADO, J. P. .; BRAGA, D. da S. A IMPORTÂNCIA DO PLANEJAMENTO E DO PLANO DE AULA NO PERCURSO DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 25–34, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/86. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Referências

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. UFRGS, 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/Acessado em 08/10/2020.

BEHERENS, M. A. Projetos de aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. MORAN, José Manuel. Novas tecnologias e mediação pedagógica, Campinas: Papirus, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

DIAS, J.A.A.; DIAS, M.F.S.L.; OLIVEIRA, Z.M., et al. Reflexões sobre distanciamento, isolamento social e quarentena como medidas preventivas da covid-19. Revista de Enfermagem do Centro Oeste Mineiro, 2020; 8p. Disponível em: http://seer.ufsj.edu.br/index.php/recom/article/view/3795/2424. Acesso em: 14 jul 2022.

LUCKESI, C.C. Planejamento e avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica. São Paulo: FDE, 1992. (Série Idéias n. 15)

MENEGOLLA, M.; SANT’ANNA, I.M. Por que planejar? Como planejar? 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

MORETTO, V.P. Planejamento: planejando a educação para o desenvolvimento de competências. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

PILETTI, C. Didática geral. 23 ed. São Paulo:Editora Ática, 2001.

SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS. RESOLUÇÃO SEE Nº 4.506/2021. Institui o ensino híbrido como modelo educacional para o ciclo dos anos letivos de 2020 -2021 e revoga dispositivos da Resolução SEE nº 4.310, de 17 de abril de 2020 e da Resolução SEE nº 4.329, de 15 de maio de 2020. Disponível em https://www2.educacao.mg.gov.br/images/documentos/4506-21-r%20-%20public.%2026-02-21.pdf. Acesso em 16 jul 2022.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.