CIDADANIA ONTEM E HOJE: UMA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os discentes vinculados à disciplina de Estágio Supervisionado III do curso de Licenciatura em História
da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), construíram uma sequência
didática e a aplicaram aos discentes do 6º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Professora
Eleonora Pieruccetti, localizada na capital mineira Belo Horizonte. Essa intervenção pedagógica tem
por nome Cidadania Ontem e Hoje e consiste em expor aos educandos o exercício da cidadania em
sociedades diferentes, abordando a Grécia Clássica, o Brasil contemporâneo e introduzindo a vivência
cidadã entre os povos e comunidades tradicionais, com destaque para a população Krenak, aldeia
indígena situada em Minas Gerais. Esse artigo apresenta relatos referentes às experiências dos
estagiários a frente dessa intervenção que foi realizada durante a Pandemia do novo Coronavírus.
Detalhes do artigo
Referências
BITENCOURT, Circe. Livros didáticos entre textos e imagens. In: O saber histórico na sala de aula.
SP: Contexto, 2002
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:
<http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/>.
______. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: História/
Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/ SEF, 1998
MOTA, Maria S.G; PEREIRA, Francisca E. L. Processo de Construção do Conhecimento e
Desenvolvimento Mental do Indivíduo.
Protocolos de consulta prévia e o direito à livre determinação / Carlos Frederico Marés de Souza
Filho, Liana Amin Lima da Silva, Rodrigo Oliveira, Carolina Motoki ; Verena Glass (org.). – São Paulo:
Fundação Rosa Luxemburgo; CEPEDIS, 2019. 268 p.
SHIRAISHI NETO, Joaquim. Direito dos povos e das comunidades tradicionais no Brasil:
declarações, convenções internacionais e dispositivos jurídicos definidores de uma política
nacional. Joaquim Shiraishi Neto, org. Manaus: uea, 2007. 224 p