O ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE UMA LICENCIANDA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: APRENDENDO A ENSINAR CIÊNCIAS POR INVESTIGAÇÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A realidade imposta pela pandemia de covid-19 gerou um contexto inédito para professores em formação inicial. O estágio supervisionado de licenciandos, lócus privilegiado da formação, foi repensado e reestruturado. Neste artigo, caracterizamos uma prática formativa em estágio supervisionado na qual foram desenvolvidas estratégias inventivas diante desse contexto desafiador. Acompanhamos uma licencianda em Ciências Biológicas em sua trajetória no estágio em uma turma do 9° ano do Ensino Fundamental em aulas de Ciências durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE). A experiência da estagiária, orientada pelo Ensino de Ciências por Investigação, deu visibilidade a alguns aspectos considerados prioritários em sua prática no ERE: i) o estímulo à participação dos estudantes; ii) as demandas recorrentes pelo uso de evidências; e iii) uma preocupação em sistematizar ideias a partir de reflexões sobre o que foi discutido. Esses aspectos se constituíram a partir de uma dinâmica recursiva de formação, que envolveu interlocuções entre escola e universidade. Indicamos implicações da prática no ensino remoto que serão importantes para o retorno à sala de aula em modo presencial.
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, Osmar Hélio Alves; MARTINS, Elcimar Simão. Estágio curricular supervisionado como práxis: algumas perguntas e possíveis de respostas. Reflexão e Ação. Santa Cruz do Sul, v. 28, n. 1, p. 191-203, jan./abr. 2020. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v28i1.
BIANCON, Mateus Luiz; MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva. Estágio de observação supervisionado em Ciências e Biologia: contribuições da pedagogia histórico-crítica. Debates em Educação, Maceió, v. 12, n. 26, p. 440-458, 2020.
CARVALHO, A. M. P. de. Os estágios nos cursos de licenciatura. São Paulo: Cengage Learning. 2012.
CARVALHO, A. M. P. Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino por Investigação. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. v. 18, n. 3, p. 765-94, 2018. DOI: https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2018183765.
CARVALHO, Saulo R. O estágio supervisionado da teoria à prática: reflexões a respeito da epistemologia da prática e estágio como pesquisa à luz da pedagogia histórico-crítica. Revista HISTDERBR Online, Campinas-SP, n. 52, p. 321-339, set. 2013.
DIAS-TRINDADE, Sara; CORREIA, Joana Duarte; HENRIQUES, Susana. O ensino remoto emergencial na Educação Básica brasileira e portuguesa: a perspectiva dos docentes. Rev. Tempo Espaços Educ., v.13, n.32, e-14426, 2020.
DUSCHL, R. Science Education in Three-Part Harmony: Balancing Conceptual, Epistemic, and Social Learning Goals. Review of Research in Education, v. 32, n.1, p. 268-291, 2008.
MENDES, Carolina Borghi; MAIA, Jorge Sobral da Silva; BIANCON, Mateus Luiz. Impactos do Ensino Remoto: a questão do estágio supervisionado obrigatório em ensino de Ciências e Biologia numa Universidade estadual paranaense em tempos de pandemia. Momento: diálogos em educação, v. 30, n. 01, p. 78-98, jan./abr., 2021.
PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e Docência. 4 ed., São Paulo, Cortez, 2009.
QUALHO, V. A., & VENTURI, T. Articulação teoria e prática no estágio supervisionado remoto em biologia: vivência, formação e percepções em tempos de pandemia. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, v. 14, v. 1, p. 487-50, 2021. DOI: https://doi.org/10.46667/renbio.v14i1.457.
SOUZA, Ester Maria de Figueiredo; FERREIRA, Lúcia Gracia. Ensino Remoto Emergencial e o estágio supervisionado nos cursos de licenciatura no cenário da pandemia covid-19. Rev. Tempos Espaços Educ. v.13, n. 32, e-14290, jan./dez., 2020.