FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS UM EXERCÍCIO DE BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS

Conteúdo do artigo principal

Marly Krügerde Pesce
Felipe Poffo

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as produções acadêmicas sobre formação docente e o uso das tecnologias digitais no ensino médio.  A pesquisa é de caráter bibliográfico de produções científicas disponíveis no base de dados da CAPES e SciELO. Foram pesquisados trabalhos produzidos entre 2015 e 2018. Poucos trabalhos surgiram com os descritores formação doente, tecnologias digitais e ensino médio, sendo aqui analisadas os resumos de sete dissertações do banco de dados da Capes, e dois artigos, da SciELO. As pesquisas foram qualitativas e a principal técnica de coleta de dados foi a entrevista. Os resultados dos trabalhos indicaram que a formação docente é necessária para que as tecnologias digitais possam ser usadas e que os professores se sentem inseguros em inseri-las. Porém, há evidência que os professores aprendem com os colegas durante o exercício profissional. Nos resumos, não ficaram evidentes especificidades do ensino médio, como currículo e perfil dos jovens estudantes, embora os participantes das pesquisas tenham sido professores que atuam nesse nível de ensino.

Detalhes do artigo

Como Citar
KRÜGERDE PESCE, M. .; POFFO, F. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO PARA USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS: UM EXERCÍCIO DE BALANÇO DE PRODUÇÕES ACADÊMICAS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 203–219, 2021. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/49. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Felipe Poffo, Universidade da Região de Joinville

Licenciado em Letras- Lingua Portuguesa e Língua Inglesa.  Aluno de iniciação- científica. 

Referências

BERALDO Rossana Mary Fujarra e MACIEL, Diva Albuquerque. Competências do professor no uso das TDIC e de ambientes virtuais. Psicol. Esc.Educ. vol.20 n.2 Maringá mai./ago. 2016. Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/pee/v20n2/2175-3539-pee-20-02-00209.pdf> acessado em 20 maio 2019.

BERNARDIM, Marcio e SILVA, Monica Ribeiro. Juventude(s) e ensino médio: da inclusão escolar excludente aos jovens considerados nem-nem. Contrapontos.v.17 n 4, 2017.

Disponível em: https://siaiap32.univali.br/seer/index.php/rc/article/view/10265 Acesso em: 25 nov. 2019.

BEZERRA, Giselle Cristiane Pinto Moreira. Formação Continuada Docente na Escola para o Uso Pedagógico de Tecnologias Digitais: um estudo sobre a Escola Amazônica - Ananindeua/PA. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará. Disponível em:

https://ccse.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/dissertacoes/09/giselle_cristiane_pinto_moreira_bezerra.pdf Acesso em 20 março de 2019.

BRASIL. Lei no 13.005, 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. (PNE 2014 – 2024). Brasília: Planalto, 25 jun. 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014 Acesso em 17 fev. 2021.

_____. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar. Notas estatísticas. Censo escolar 2018. Disponível em https://download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/notas_estatisticas/2018/notas_estatisticas_censo_escolar_2018.pdf Acesso em 17 fev. 2021.

BRIZOLA, Jairo. Tecnologias e educação: uma análise das práticas pedagógicas dos professores do ensino médio mediadas pelas tecnologias da informação e comunicação – TIC. 2017. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso. Disponível em: https://ri.ufmt.br/bitstream/1/2000/1/DISS_2017_Jairo%20Brizola.pdf Acesso em 20 março de 2019.

COSTA, Dilermando Moraes e LOPES, Jurema Rosa. Quem Forma se Forma e Reforma ao Formar: uma discussão sobre as TICs na formação de professores. In. VILAÇA, Márcio Luiz Corrêa e ARAUJO, Elaine Vasquez Ferreira de (org.). Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital [livro digital]. Duque de Caxias/ Rio de Janeiro: UNIGRANRIO, 2016.

COSTA, Eliane Amaral. Tecnologias de informação e comunicação, saberes e ensino de produção de texto no Ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul- UNIJUÍ. Disponível em:

https://bibliodigital.unijui.edu.br:8443/xmlui/bitstream/handle/123456789/4990/Eliane%20Amaral%20Costa.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em 20 março de 2019.

FERREIRA, Kenia Amazonita Souza. Tecnologias da informação e comunicação no trabalho docente em uma escola de rede pública estadual paulista do município de Piracicaba. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba. Disponível em: http://iepapp.unimep.br/biblioteca_digital/pdfs/docs/05052017_153803_fatimaaparecidamedici_ok.pdf Acesso em 20 março de 2019.

GATTI, Bernadete. Estudos quantitativos em educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Carla Fernanda. Tecnologias digitais da informação e comunicação no ensino e na aprendizagem de História: representações sociais de professores. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=2963409. Acesso em 20 março de 2019.

IMBERNÓN, Francisco. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.

LEVY, Pierre. Cibercultura. Trad. de Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 1999.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1994.

MILHOMEM, André Luiz Borges; GENTIL, Heloisa Salles; AYRES, Sandra Regina Braz. Balanço de Produção Científica: A utilização das TICs como ferramenta de pesquisa acadêmica. SemiEdu2010 - FMT, Cuiabá-MT. Disponível em: http://www2.unemat.br/milhomem/files/dwl/artigos/SemiEdu2010_ISSN_1518_4846_07.pdf Acesso em 10 ab. 2019.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2000.

_____. Educação inovadora na sociedade da informação. 2011. Disponível em:

https://docplayer.com.br/16222826-Educacao-inovadora-na-sociedade-da-informacao-jose-manuel-moran.html Acesso em 12 de dez 2017.

NÓVOA, António. Os professores e a sua formação. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.

PESCE, Marly Krüger de. A percepção do professor formador sobre a formação do professor pesquisador. Ed u c a ç ã o & Linguagem, v. 17 • n. 2, p. 199-214, 2014.

ROMANOWSKI, J. P. Tendências da pesquisa em formação de professores. Atos de Pesquisa em Educação - PPGE/ME v. 8, n. 2, p.479-499, mai./ago. 2013. Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p479-499>. Acessado em 04 jun. 2017.

SALES, Shirlei Rezende. Tecnologias digitais e juventude ciborgue: alguns desafios para o currículo do Ensino médio. In: DAYRELL, Juarez; CARRANO, Paulo; MAIA, Carla Linhares. Juventude e Ensino médio: sujeitos e currículos em diálogo. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

SCHUHMACHER, Vera Rejane Niedersberg, ALVES FILHO, José de Pinho e SCHUHMACHER, Elcio. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. educ. (Bauru), Jul 2017, vol.23, no.3, p.563-576.

Disponível em

<http://www.scielo.br/pdf/ciedu/v23n3/1516-7313-ciedu-23-03-0563.pdf> acesso em 10 fev. 2019.

SANTOS, Alecson Milton Almeida dos. Trabalho docente com tecnologias digitais no Ensino médio técnico integrado à educação básica no PROEJA. Dissertação. 2027. (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Santa Cruz do Sul. Disponível em: https://repositorio.unisc.br/jspui/bitstream/11624/1593/5/Alecson%20Milton%20Almeida%20dos%20Santos.pdf Acesso em 20 março de 2019.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis, RJ, Vozes, 2014.

ZANATO, Alessandro Rodrigo. O uso das tecnologias de informação e comunicação por professores de ciências da natureza no Ensino médio. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Disponível em: http://tede.unioeste.br/bitstream/tede/3308/5/Alessandro_Zanato2015.pdf Acesso em 20 março de 2019.