O PEDAGOGO E SUAS MULTIFUNÇÕES NA EDUCAÇÃO 5.0 UMA ABORDAGEM TEÓRICA

Conteúdo do artigo principal

Nivaldo Soares Junior
Royna Botelho

Resumo

O presente trabalho cujo título é "O Pedagogo e suas Multifunções na Educação 5.0: Uma Abordagem Teórica" tem como objetivo demonstrar as multifunções exercidas por tal profissional mediante o tipo de educação que permeia o contexto atual, traçando os tipos de educação anteriores até chegar à educação 5.0. Como arcabouço teórico, foram utilizados artigos, revistas e enciclopédias com autores especialistas no tema, caracterizando uma abordagem bibliográfica. Logo, a metodologia utilizada nesta proposta científica fora de cunho bibliográfico, enquadrando-a em uma pesquisa de caráter qualitativo, afins de obter informações e concepções comprobatórias acerca da temática escolhida, para isso, foram realizadas pesquisas minuciosas com autores de defendem sobre tais modelo de educação. Desta forma, os resultados obtidos permitem concluir que, na educação 5.0, apesar de o pedagogo possuir várias funções quanto à sala de aula, este possui um papel mais maleável no que se refere ao ensino, pois o aluno passa a ser o construtor do seu próprio conhecimento, tendo em vista que o pedagogo passa a ser apenas o facilitador de tal conhecimento.

Detalhes do artigo

Como Citar
SOARES JUNIOR, N.; BOTELHO, R. O PEDAGOGO E SUAS MULTIFUNÇÕES NA EDUCAÇÃO 5.0: UMA ABORDAGEM TEÓRICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 181–202, 2021. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/45. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

ANDRADE, Karen. Guia definitivo da educação 4.0: uma rede de conexões interligando pessoas e saberes. Uma rede de conexões interligando pessoas e saberes. 2020. Elaborada por Planeta Educação. Disponível em: https://www.plannetaeducacao.com.br/portal/arquivo/editor/file/ebook-educacao4.0-planneta.pdf. Acesso em: 26 out. 2020

ARNOLDO. Jose Guevara de Hoyos Guevara. SOCIEDADE 5.0: Mundo mais sustentável, criativo e diversificado. Disponível em www.pucsp.br acesso em 10 set. 2020

BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Melo. Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. São Paulo, 2015.

BARRETO, Maria Auxiliadora Mota. Educação infantil, metodologias ativas e tecnologias digitais. Https://instituto.cancaonova.com/educacao-infantil-metodologias-ativas-e-tecnologias-digitais/, 2018. Disponível em: https://instituto.cancaonova.com/educacao-infantil-metodologias-ativas-e-tecnologias-digitais/. Acesso em: 29 maio 2020

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 2013.

COELHO, Flávio Codeço. Emergência do novo coronavírus (SARS-CoV-2) e o papel de uma vigilância nacional em saúde oportuna e efetiva. [S. l.], 2020. Disponível em: https://scielosp.org/article/csp/2020.v36n3/e00019620/pt/. Acesso em: 3 jun. 2020.

CABRAL, Thiago Luiz De Oliveira. SILVA, Júlio Eduardo Ornelas. SAITO, Catarina Erika. Realidade do intercambio e da mobilidade acadêmica na Universidade Federal de Santa Catarina. II Congresso Internacional do IGLU – XI Colóquio Internacional sobre Gestão Universitária na América do Sul. Florianópolis, 2011.

COUTO, EDVALDO. Educação 3.0 é a tecnologia que integra as pessoas. 2013. Disponível em: https://porvir.org/educacao-3-0-e-tecnologia-integra-pessoas/ Acesso 15 set 2020

DEFOURNY. Vicent. As consequências da pandemia na educação. Disponível em: https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/, 2020.: Acesso em: 29 maio 2020.

GARCIA, Sandra, ABED, Anita, SOARES, Tufi & RAMOS, Mozart. O prazer de ensinar e de aprender: contribuições de uma metodologia no aprimoramento

GARCIA, Solimar. Gestão 4.0 em tempos de disrupção. 2020. Disponível em: https://www.blucher.com.br/livro/detalhes/gestao-4-0-em-tempos-de-disrupcao-1627/administracao-e-economia-118. Acesso em: 14 set. 2020.

MODESTO, Mônica Cristina. RUBIO, Juliana de Alcantara Silveira. A importância da ludicidade na construção do conhecimento. Revista Eletrônica Saberes

p.23-35.

NOGUEIRA, Fernanda. Ensino remoto: o que aprendemos e o que pode mudar nas práticas e nas políticas públicas. Disponível em: https://porvir.org/ensino-remoto-o-que-aprendemos-e-o-que-pode-mudar-nas-praticas-e-politicas-publicas. Acesso: 27 out 2020.

NOVO, Benigno Núnês. Aulas remotas em tempos de pandemia. Disponível em: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/educacao/aulas-remotas-em-tempos-de-pandemia.html. Acesso: 27 out. 2020.

PEREIRA, Nadir Rodrigues; TORRES, Tércia Zavaglia. Educação e as novas tecnologias de informação e comunicação. 2013. Disponível em: https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/107881/1/Torres-educacao.pdf. Acesso em: 27 outubro de 2020.

PIAGET, Jean . Problemas de psicologia genética. Trad de Nathanael C. Caixeiro. São Paulo: Abril Cultural, 1974b. v. LI.

SANTANA, Jonathas Vilas Boas de; SUANNO, João Henrique; SABOTA, Bárbara. Educação 3.0, Complexidade e Transdisciplinaridade: um estudo teórico para além das tecnologias. Revista Educação e Linguagens, 2017.

SEBRAE. Como deve ser a formação do professor na educação 5.0. 2018. Disponível em: https://cer.sebrae.com.br/formacao-de-professores-na-educacao-5-0/. Acesso em 02 set. 2020

SOUZA, José Clécio Silva e. Educação e História da Educação no Brasil. In: Educação e História da Educação no Brasil. https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/23/educao-e-histria-da-educao-no-brasil, 2018. Disponível em: https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/18/23/educao-e-histria-da-educao-no-brasil. Acesso em: 13 maio 2020

UNESCO. Nações Unidas Brasil. CORONAVÍRUS deixa mais de 776 milhões de alunos fora da escola, diz UNESCO. Disponível em: https://nacoesunidas.org/coronavirus-deixa-mais-de-776-milhoes-de-alunos-fora-da-escola-diz-unesco/, 2020.: Acesso em: 26 maio 2020.

YAEGASHI, Solange e outros (Orgs). Novas Tecnologias Digitais: Reflexões sobre mediação, aprendizagem e desenvolvimento. Curitiba: CRV, 2017.

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.