A "CAIXA DA VIDA" NO ENSINO DE HISTÓRIA Um relato de experiência sobre o ensino das noções de tempo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este relato de experiência busca refletir sobre a realização de atividade escolar lúdica que abordou o ensino do tempo em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal da cidade de Recife, Pernambuco. A atividade escolar em análise foi realizada em duas fases: inicialmente, usamos uma caixa contendo objetos variados utilizados em diferentes períodos da vida de uma criança; posteriormente, utilizamos quebra-cabeças que representavam a passagem do tempo. O objetivo da atividade era experimentar uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento do pensamento histórico e da assunção dos estudantes como sujeitos da história e da produção do conhecimento histórico. Este texto foi produzido também mediante reflexão e avaliação da estratégia de ensino a partir dos referenciais teóricos do campo da História e da Educação.
Detalhes do artigo
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental). São Paulo: Cortez, 2004.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação, 2010. (Coleção explorando o ensino).
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.
FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.
FREITAS, Itamar. História, Passado, Vida e Relato. In: ______. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (anos iniciais). Aracaju: UFS, 2010.
HARTOG, F. Regimes de historicidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2013.
OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os tempos que a História tem. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação, 2010. (Coleção Explorando o Ensino).
SILVA, M. A. História: o ensino em prazer e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.
UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico Curricular: Curso de graduação Licenciatura em Pedagogia. Recife, 2010.