A "CAIXA DA VIDA" NO ENSINO DE HISTÓRIA Um relato de experiência sobre o ensino das noções de tempo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Conteúdo do artigo principal

Lucas Victor SILVA
Vitória Hellen Tavares de ANDRADE
Camila Alves da SILVA

Resumo

Este relato de experiência busca refletir sobre a realização de atividade escolar lúdica que abordou o ensino do tempo em uma turma do primeiro ano do Ensino Fundamental de uma escola pública da rede municipal da cidade de Recife, Pernambuco. A atividade escolar em análise foi realizada em duas fases: inicialmente, usamos uma caixa contendo objetos variados utilizados em diferentes períodos da vida de uma criança; posteriormente, utilizamos quebra-cabeças que representavam a passagem do tempo. O objetivo da atividade era experimentar uma metodologia de ensino voltada para o desenvolvimento do pensamento histórico e da assunção dos estudantes como sujeitos da história e da produção do conhecimento histórico. Este texto foi produzido também mediante reflexão e avaliação da estratégia de ensino a partir dos referenciais teóricos do campo da História e da Educação.

Detalhes do artigo

Como Citar
VICTOR SILVA, L.; ANDRADE, V. H. T. de .; SILVA, C. A. da. A "CAIXA DA VIDA" NO ENSINO DE HISTÓRIA: Um relato de experiência sobre o ensino das noções de tempo nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 119–128, 2021. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/44. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

BITTENCOURT, Circe Maria F. Ensino de História: fundamentos e métodos. (Coleção docência em formação. Série ensino fundamental). São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais: História e Geografia. Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

CAINELLI, Marlene. O que se ensina e o que se aprende em História. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação, 2010. (Coleção explorando o ensino).

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e Prática de Ensino de História. Campinas: Papirus, 2003.

FREIRE, Paulo. A Educação na Cidade. São Paulo: Cortez, 1991.

FREITAS, Itamar. História, Passado, Vida e Relato. In: ______. Fundamentos teórico-metodológicos para o ensino de História (anos iniciais). Aracaju: UFS, 2010.

HARTOG, F. Regimes de historicidade. Belo Horizonte, Autêntica, 2013.

OLIVEIRA, Sandra Regina Ferreira de. Os tempos que a História tem. In: OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de (Coord.). História: ensino fundamental. Brasília, Ministério da Educação, 2010. (Coleção Explorando o Ensino).

SILVA, M. A. História: o ensino em prazer e pesquisa. São Paulo: Brasiliense, 1995.

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO. Projeto Político Pedagógico Curricular: Curso de graduação Licenciatura em Pedagogia. Recife, 2010.