Um EDUCAÇÃO INFANTIL E A RELAÇÃO DE GÊNERO A FIGURA MASCULINA NA EDUCAÇÃO DE ZERO A TRÊS ANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O tema deste trabalho é o preconceito que existe em torno do professor homem em sala de aula de educação de crianças pequenas. A questão de pesquisa que o definiu é: O que explica o preconceito em torno do professor homem na educação infantil de zero a três anos de idade? O objetivo geral que orientou todo o estudo foi: compreender a questão cultural de gênero na educação infantil de zero a três anos em relação ao professor homem, bem como os objetivos específicos: compreender as relações entre gênero e trabalho docente; comparar o perfil da professora e do professor na educação infantil de zero a três anos abordados na literatura especializada; discutir a presença do professor homem na educação infantil. Como metodologia, utilizou-se a pesquisa qualitativa, num estudo bibliográfico. Os resultados mostraram que o ingresso de professores homens na educação infantil passa por preconceitos e estranhamentos, mas também é possível destruir barreiras de gêneros na comunidade escolar.
Detalhes do artigo
Referências
ARAÚJO, Messias Pereira, HAMMES; Care Cristiane. A androfobia na educação infantil. Interfaces Da Educação, [S. l.], v. 3, n. 7, p. 5–20, 2012. Disponível em: https://periodicosonline.uems.br/index.php/interfaces/article/view/580. Acesso em: 16 jun. 2022.
BADINTER, Elisabeth. Um Amor conquistado: o mito do amor materno. Tradução de Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BONIFÁCIO, Gabriel Hengstemberg. A profissionalização do docente masculino da Educação infantil: inserção, estabilidade e atravessamentos. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar Acesso em: 18 jun. 2022.
CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: ARTMED, 2005.
CAMPOS JUNIOR, José Carlos de. O professor na educação infantil: uma revisão bibliográfica sobre as especificidades do docente masculino nas relações em sala de aula. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) – Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13507
FREIRE, Paulo. Professora sim, tia não: cartas a quem ousa ensinar. São Paulo: Editora Olho d´Água, 1997.
FOUCAULT, Michel. A governamentalidade. In: ______. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1982, p. 277-293.
JAEGER, Angelita Alice; JACQUES, Karine. Masculinidades e docência na educação infantil. Revista Estudos Feministas [online]. 2017, v. 25, n. 2. Acesso em 16 de novembro de 2021, pp. 545-570. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p545. ISSN 1806-9584. https://doi.org/10.1590/1806-9584.2017v25n2p545.
KUHLMANN JUNIOR, M. Instituições pré-escolares assistencialistas no Brasil (1899-1922). Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 78, p. 17-26, 1991. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1027
MONTEIRO, Mariana Kubilius; ALTMANN, Helena. Homens na educação infantil: olhares de suspeita e tentativas de segregação. Cadernos de Pesquisa [online]. 2014, v. 44, n. 153 [Acessado 16 Novembro 2021] , pp. 720-741. Disponível em: https://doi.org/10.1590/198053142824. Epub 07 Jan 2015. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/
MORUZZI, Andrea Braga. A Pedagogização do sexo da criança: Do corpo ao disposito da infancia. 2012. 199 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
GONÇALVES, Josiane Peres; REIS, Maria das Graças Fernandes de Amorim dos; FARIA, Adriana Horta de. Olhares de professores homens de Educação Infantil: conquistas e preconceitos. Perspectiva , Florianópolis , v. 34, n. 3, pág. 988-1014, dez. 2016 . Disponível em http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-54732016000300988&lng=en&nrm=iso. acesso em 19 de junho de 2022. https://doi.org/10.5007/2175-795X.2016v34n3p988 .
RISCAL, Sandra Aparecida; OLIVEIRA, Beatriz Alves de; BALDAN, Merilin. A coordenação pedagógica e a gestão democrática. São Carlos: Pixel, 2016.
SANTOS, Sandro Vinicius Sales dos. Homens na docência da educação infantil: uma análise baseada na perspectiva das crianças. Revista Brasileira de Educação [online]. 2021, v. 26 [Acessado 15 Junho 2022] , e260077. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260077. Epub 19 Nov 2021. ISSN 1809-449X. https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260077.
SANTOS, Guilherme Rodrigues dos. Homens Na Educação Infantil: Reflexões sobre a atuação Masculina no Contexto da Educação Infantil. Monografia. Universidade Federal de Minas Gerais. Disponível em: https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/33192/1/MONOGRAFIA%20-%20GDE%20-%20OK%20%282%29.pdf Governador Valadares: UFMG, 2016