UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA E O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS

Conteúdo do artigo principal

Izabela Pimenta Figueiredo
Socorro Lima Costa
Telma do Socorro Morais
Rinaldo Duarte

Resumo

O ensino remoto trouxe inúmeros desafios durante a pandemia para profissionais da educação, estudantes, residentes e estagiários. O objetivo deste estudo é relatar a experiência do residente e ainda matriculado no Estágio Supervisionado no Ensino de Biologia no âmbito escolar apontando os pontos positivos e negativos das mudanças adotadas pela Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda em Diamantina, Minas Gerais. O estudo desta a contextualização sobre a importância do papel do professor no processo de ensino e aprendizagem no período de pandemia e suas adequações às aulas remotas utilizando o PET- Plano de Estudo Tutorado, o documento orientador do REANP e as plataformas virtuais que foram disponibilizados para os estudantes de escola pública de educação básica no período da pandemia. É importante ressaltar que as mudanças feitas no plano de ensino escolar tinham o objetivo de se adequar ao isolamento social para dar continuidade ao processo de ensino e aprendizagem dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
PIMENTA FIGUEIREDO, I.; COSTA, M. do P. S. L.; MORAIS, T. do S.; DUARTE, R. . UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO RESIDENTE NO PERÍODO DA PANDEMIA E O RETORNO DAS ATIVIDADES PRESENCIAIS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 115–126, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/108. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Biografia do Autor

Socorro Lima Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela UFMG-2015. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Supervisão escolar pela PUC-MINAS e Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia preventiva. mestre em Educação pela UNINCOR-2005. Professora do Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha com as disciplinas: Gestão Escolar, Didática e Estágio em Gestão. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia. Docente permanente do Mestrado em Educação PPGED e docente colaboradora do mestrado em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG).

Telma do Socorro Morais, Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda

Mestra em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias pela UFVJM -2022. Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC – Minas Gerais - 2000. Especialista em Biologia pela UFLA -2000. Professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Minas Gerais. Diretora da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda Diamantina-MG no período de 2012 a 2015. Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Biologia - Editais 2018 e 2020.

Rinaldo Duarte, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana. Atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas nas disciplinas: Biologia de Micro-organismos, Fundamentos de Imunologia e Prática de Ensino em Ciências Naturais II.

Referências

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital 6: Chamada Pública para apresentação de propostas no âmbito do Programa de Residência Pedagógica. 2018. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

ALVES, L.; EDUCAÇÃO REMOTA: entre a ilusão e a realidade. Revista Interfaces Científicas. vol 3, n°8, 2020.

CARVALHO, A.V.G; CUNHA, M.R; QUIALA, R.F.; O Ensino Remoto A Partir Da Pandemia, Solução Para O Momento, Ou Veio Para Ficar?. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 06, Ed. 05, Vol. 10, pp. 77-96. 2021.

PASINI, C.G.D.; CARVALHO, E.; ALMEIDA, L.C; A EDUCAÇÃO HÍBRIDA EM

TEMPOS DE PANDEMIA: algumas considerações. Revista FAPERGS. pg 1-9, Rio Grande do Sul, 2020.

SOUZA, E.P.; Educação em tempos de pandemia: desafios e possibilidades. Revista Caderno de Ciências Sociais Aplicadas. vol 17, n°30, 2020.

Ministério da Educação, Plano de Estudo Tutorado – PET. Regime de estudo não presencial do Ensino Fundamental e Médio disponível em: > https://estudeemcasa.educacao.mg.gov.br/pets < Acessado em: 14 de junho de 2021.

MOREIRA, J.A.M; HENRIQUE, S.; BARROS, D.; Transitando de um ensino remoto emergencial para uma educação digital em rede, em tempos de pandemia. Revista Dialogia. São Paulo, n. 34, p. 351-364, jan./abr. 2020.

GOMES, S.F.; Intervenção pedagógica em sala de aula: contribuição para a formação do professor. Tese de Conclusão de Curso. UFMG. ESCOLA DE ENFERMAGEM, 2015.

VIEIRA, M. F.; SECO, C. M.; A Educação no contexto da pandemia de COVID-19: uma revisão sistemática de literatura. Revista Brasileira de Informática na Educação. vol 28, p 1013-1031, 2020.

UNGHERI, B. O., SILVA, G. L.; FALCÃO, D. Educação Física e covid-19: o que dizem os protocolos de volta às aulas presenciais. Revista Pensar a Prática. vol 25, p 1-25, 2021.

CARVALHO, A. V. G.; CUNHA, M. R.; QUIALA, F. O Ensino Remoto A Partir Da Pandemia, Solução Para O Momento, Ou Veio Para Ficar? Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. n 06, 05, vol. 10, p. 77-96, 2021.