EXPERIÊNCIAS DE UMA LICENCIANDA NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO

Conteúdo do artigo principal

Mayra Luiza de Matos Leite
Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
Fabrício Coimbra Alcântara
Rinaldo Duarte

Resumo

O presente trabalho relata experiências adquiridas através da observação, reflexão e descrição, além de práticas realizadas pela acadêmica do curso de licenciatura em Ciências Biológicas, na Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, através do Programa de Residência Pedagógica (PRP) Subprojeto Biologia. Este relato tem como objetivo compartilhar essas experiências vivenciadas durante os três módulos do programa, contribuindo para reflexão de outros licenciandos, acerca da importância das experiências obtidas sobre o âmbito escolar para os futuros docentes. A metodologia deste trabalho está pautada em pesquisa bibliográfica e documental, além da observação, reflexão e descrição da própria experiência adquirida pela autora no programa, sendo de caráter qualitativo. Com a pandemia devido à COVID-19, parte do programa foi realizada de forma remota. No último módulo, as atividades retornaram presencialmente. Foi possível obter experiências sobre a prática docente através de palestras, oficinas, análises de documentos e materiais, planejamentos e execução de atividades.

Detalhes do artigo

Como Citar
LUIZA DE MATOS LEITE, M.; DO PERPÉTUO SOCORRO DE LIMA COSTA, M.; COIMBRA ALCÂNTARA, F.; DUARTE, R. EXPERIÊNCIAS DE UMA LICENCIANDA NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA DURANTE O ENSINO REMOTO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 91–102, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/102. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Biografia do Autor

Mayra Luiza de Matos Leite, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Estudante de Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Doutora em Educação pela UFMG-2015. Licenciada  em Pedagogia - Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas (1981-1985). Especialista em Supervisão escolar(1989-1991) e Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2001-2003) pelo -PREPES/PUCMInas . Mestre em Educação pela UNINCOR-Betim2005. Professora do Curso de  graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha com as disciplinas: Gestão Escolar, Didática e Estágio em Gestão. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia. Docente permanente do Mestrado em Educação PPGED e docente colaboradora do Mestrado PPGECMaT. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG).

Fabrício Coimbra Alcântara, Escola Estadual Professora Gabriela Neves

Graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atualmente professor efetivo na Rede Estadual de ensino de Minas Gerais na Escola Estadual Professora Gabriela Neves.

Rinaldo Duarte, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana. Atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas nas disciplinas: Biologia de Micro-organismos, Fundamentos de Imunologia e Prática de Ensino em Ciências Naturais II. 

Referências

BONFIM, D. D. S.; COSTA, P. C. F.; NASCIMENTO, W. J. A abordagem dos Três Momentos Pedagógicos no estudo de Velocidade Escalar Média. Experiências em Ensino de Ciências, v.13, nº 1, p.187-197, 2018.

CANAL TI. Canal TI, 2017. TICs – Tecnologias da informação e comunicação. Disponível em: https://www.canalti.com.br/tecnologia-da-informacao/tics-tecnologias-da-informacao-ecomunicacao/.Acesso em: 01 abr. 2022.

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Portaria GAB nº 259, de 17 de dezembro de 2019. Brasília: Ministério da Educação, 2019.

FRISON, M. D.; VIANNA, J.; CHAVES, J. M.; BERNARDI, F. N. Livro Didático como instrumentos de apoio para construção de propostas de Ensino de Ciências Naturais. Anais VII Enpec, Florianópolis/SC, 2009.

MINAS GERAIS (Minas Gerais). Secretaria de Estado de Educação. RESOLUÇÃO SEE Nº 4310/2020, de 17 de abril de 2020. Belo Horizonte.

______________ . MINAS GERAIS (Minas Gerais). Secretaria de Estado de Educação. RESOLUÇÃO SEE nº 4.644, de 25 de outubro de 2021. Belo Horizonte.

LEAL, R. B. Planejamento de ensino: peculiaridades significativas. Revista Iberoamericana de Educación, Buenos Aires, v. 37/3: n. especial, p. 1-6. 2005

SEGS. 7 estratégias para a comunidade escolar no acolhimento dos alunos no retorno presencial. [S. l.], 9 set. 2021. Categoria: Educação. Disponível em: https://www.segs.com.br/educacao/308148-7-estrategias-para-a-comunidade-escolar-no acolhimento-dos-alunos-no-retorno-presencial. Acesso em: Acesso em: 01 abr. de 2022.

LOPES, N. O que é o projeto político-pedagógico (PPP). In: LOPES, Noêmia. Nova Escola Gestão. [S. l.]: Fundação Lemann, 1 dez. 2010. Disponível em: https://gestaoescolar.org.br/conteudo/560/o-que-e-o-projeto-politico-pedagogico-ppp. Acesso em: 31 mar. 2022.

MANDETTA. L. H. MINISTÉRIO DA SAÚDE (Brasil). PORTARIA Nº 356, DE 11 DE MARÇO DE 2020. DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO, [S. l.], p. 185, 13 mar. 2020. Disponível em:https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/jsp/visualiza/index.jsp?data=12/03/2020&jornal=515&pagina=185. Acesso em: 31 mar. 2022.

NÓVOA, A. Novas disposições dos professores: A escola como lugar da formação; Adaptação de uma conferência proferida no II Congresso de Educação do Marista de Salvador (Baía, Brasil), em julho de 2003. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/bitstream/10451/685/1/21205_ce.pdf. Acesso em: 31 mar. 2022.