RESIDENCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFVJM: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS

Conteúdo do artigo principal

Lorena Silva Fernandes
Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
Telma do Socorro Morais
Rinaldo Duarte

Resumo

Este presente trabalho é um relato de experiência sobre atividades que foram desenvolvidas com o intuito de aprimorar a formação de docentes do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, no campus de Diamantina-MG, através do Programa Residência Pedagógica (PRP) – Subprojeto Biologia. O objetivo principal do mesmo foi descrever a participação dos residentes com a realidade escolar em todo o programa. As experiências vivenciadas no RP foram importantes na formação inicial do docente devido ao contato com a sala de aula, trazendo a realidade escolar.

Detalhes do artigo

Como Citar
FERNANDES, L. S.; SOCORRO DE LIMA COSTA, M. do P.; DO SOCORRO MORAIS, T.; DUARTE, R. RESIDENCIA PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO DOS LICENCIANDOS DA UFVJM: UM RELATO DE EXPERIENCIA NO CURSO DE CIENCIAS BIOLÓGICAS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 163–172, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/103. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA
Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa

Doutora em Educação pela UFMG-2015. Licenciada em Pedagogia. Especialista em Supervisão escolar pela PUC-MINAS e Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia preventiva. mestre em Educação pela UNINCOR-2005. Professora do Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha com as disciplinas: Gestão Escolar, Didática e Estágio em Gestão. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia. Docente permanente do Mestrado em Educação PPGED e docente colaboradora do mestrado em Educação, Ciências, Matemática e Tecnologias. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (Fae/UFMG).

Telma do Socorro Morais

Mestra em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia pela UFVJM -2022. Licenciada em Ciências Biológicas pela PUC – Minas Gerais - 2000. Especialista em Biologia pela UFLA - 2000. Professora efetiva de Ciências e Biologia da Rede Estadual de Minas Gerais. Diretora da Escola Estadual Professor Leopoldo Miranda Diamantina-MG no período de 2012 a 2015. Preceptora do Programa Residência Pedagógica - Subprojeto Biologia - Editais 2018 e 2020.

Rinaldo Duarte

Biografia: Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Minas Gerais (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (1997) e doutorado em Ciências Biológicas (Microbiologia) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Atualmente é professor associado da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Ecologia Microbiana. Atua como docente no curso de Licenciatura em Ciências Biológicas nas disciplinas: Biologia de Micro-organismos, Fundamentos de Imunologia e Prática de Ensino em Ciências Naturais II. 

Referências

BENDRATH, E. A.; REIS, J. R. dos. Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 11–17, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.26966. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26966. Acesso em: 1 set. 2022

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior. Edital n° 01/2020. Programa de Residência Pedagógica. Governo Federal, BRASILIA, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/06012020-edital-1-2020-resid-c3-aancia-pedag-c3-b3gica-pdf. Acesso em 01 set. 2022.

DARLING-HAMMOND, L. (2006b). Construindo a Formação de Professores do Século XXI. Journal of Teacher Education, 57, 300-314. http://dx.doi.org/10.1177/0022487105285962

Disponivel em: https://journals.sagepub.com/doi/10.1177/0022487105285962. Acesso em 21 jun. 2021.

THOMAZ, J.S. O programa Residência Pedagógica como política de formação inicial: a percepção dos residentes, preceptores e orientadores. 2020. 96 f. TCC (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Federal da Paraíba, Areia, 2020.

VIEIRA, A.C; ARAÚJO, M. E. Como o estado de Minas Gerais está trabalhando para alcançar o objetivo “Educação de Qualidade”, no contexto da pandemia de COVID-19. Educação Sem Distância - Revista Eletrônica Da Faculdade Unyleya, 1(4). Recuperado de https://educacaosemdistancia.unyleya.edu.br/esd/article/view/119. Acesso em 02 set. 2022.