A JORNADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHO DE APRENDIZADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES

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Tamara Sousa Santos
Greyd Cardoso Mattos
Simone Grace de Paula
Maria Nelzira Cordeiro de Souza

Resumo

Considerando que uma das grandes dificuldades no ensino é a formação dos próprios professores, a residência pedagógica surge como uma oportunidade de vivenciar, no ambiente escolar, o que está sendo aprendido em sala de aula, enquanto licenciando. Nesse sentido, as experiências vivenciadas durante o período da graduação em Pedagogia pela EAD/UFVJM refletem na prática do professor, positiva ou negativamente, quando, posteriormente, se encontrar atuante na sala de aula. Desta forma, este trabalho busca apresentar e discutir as experiências vivenciadas durante o Programa Residência Pedagógica (PRP) do curso de Licenciatura em Pedagogia EAD da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – UFVJM, realizado em uma escola municipal, na cidade de Capelinha/MG. A escolha dessa experiência se deu, devido a importância da consciência fonológica no processo de alfabetização e desenvolvimento da linguagem. No período de atuação enquanto residente, foram realizadas atividades lúdicas e criativas que tinham como foco a compreensão dos fonemas. Foi possível compreender a importância dos projetos de formação inicial e do aprimoramento profissional constante, além de fortalecer a paixão pelo trabalho docente.

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Como Citar
SOUSA SANTOS, T.; CARDOSO MATTOS, G.; GRACE DE PAULA, S. .; CORDEIRO DE SOUZA, M. N. . A JORNADA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: CAMINHO DE APRENDIZADO PROFISSIONAL NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 305–320, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/205. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

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