EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Conteúdo do artigo principal

Juliana Pereira da Silva Soares
Greyd Cardoso Mattos
Simone Grace de Paula
Maria Aparecida Silva Rodrigues Ribeiro

Resumo

O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar as contribuições que o Programa Residência Pedagógica (PRP) proporciona para formação profissional e constituição da identidade dos licenciandos do curso de Pedagogia da Educação a Distância (EAD) da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – Polo Francisco Sá, destacando a vivência na turma do 2º ano Alegria, em uma escola municipal na cidade de Francisco Sá. Neste relato foi feita uma descrição das atividades planejadas e vivenciadas, com intuito de identificar, em seus conteúdos, as contribuições do PRP para a formação profissional, bem como para o desenvolvimento da identidade docente. Nota-se que as contribuições do PRP, no período de imersão na Educação Básica, possibilitaram a residente uma vivência mais aprofundada na sua formação inicial. A proposta de experiência foi alcançada por meio das intervenções realizadas com a turma do 2º ano Alegria do Ensino Fundamental, vespertino, com a professora preceptora. A constituição deste trabalho mostrou o quanto é importante para formação docente à articulação entre a teoria e a prática nos cursos de licenciatura. Ao final, sugerimos ainda que novos relatos sobre o PRP sejam realizados, a fim de revelar novas contribuições para formação docente dos licenciandos que fazem parte do programa.

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA DA SILVA SOARES, J. .; CARDOSO MATTOS, G.; GRACE DE PAULA, S. .; SILVA RODRIGUES RIBEIRO , M. A. . EXPERIÊNCIAS FORMATIVAS NO ÂMBITO DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 271–286, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/206. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

BRANDÃO, C. R. O que é o método Paulo Freire. São Paulo: Brasiliense, 2005.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo na alfabetização : concepções e princípios : ano 1 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. 48 p.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo no ciclo de alfabetização: consolidação e monitoramento do processo de ensino e de aprendizagem : ano 2 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. 47 p.

Brasil. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa : currículo inclusivo : o direito de ser alfabetizado : ano 3 : unidade 1 / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. -- Brasília : MEC, SEB, 2012. 48 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Portaria GAB Nº 38, de 28 de fevereiro de 2018. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, 2018. Disponível em: https://capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/28022018-Portaria_n_38- Institui_RP.pdf Acesso: 15/05/2023.

BRASIL. Portaria GAB nº 82, de 26 de abril de 2022. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/diretoria-de-educacao-basica/28042022_Portaria_1691648_SEI_CAPES___1689649___Portaria_GAB_82.pdf. Acesso: 15/03/23.

CARRETERO, A. L. Ensinar o ofício do ensino: um ofício da alma. Revista IberoAmericana de Estudos em Educação, Araraquara, v. 14, n. 3, p. 917-927, jul./set. 2019.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. 23ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

____________. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FERREIRO, E. Reflexões sobre alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

KLEIMAN, A. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas, Mercado de letras, 1995.

OLIVEIRA, V. O. C. C. et al. A residência pedagógica no processo de formação docente: o elo entre a universidade e a escola. Anais VII ENID & V ENFOPROF / UEPB. Campina Grande: Realize Editora, 2019.

SOARES, M. Alfabetização e Letramento. São Paulo: Contexto, 2018.

Escola Municipal “Wanderley de Oliveira Brito”. Projeto Político Pedagógico – PPP - Francisco Sá, 2022.

ZEICHNER, K. M. Formando Professores reflexivos para a educação centrada no aluno: possibilidades e contradições. In: BARBOSA Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: desafios e perspectivas. São Paulo: UNESP, 2003. p. 35-57.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)