EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA.

Conteúdo do artigo principal

Layene Cunha
Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa
Fabrício Coimbra Alcântara
Rinaldo Duarte

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo relatar as experiências, vivências e ações desenvolvidas no Programa de Residência Pedagógica Subprojeto Biologia da Universidade Federal dos Vales se Jequitinhonha e Mucuri, no contexto do distânciamento social, proveniente da pandemia do COVID-19. Neste trabalho, relata-se o desenvolvimento das ações em uma escola pública na periferia da cidade de Diamantina - MG, tendo como destaque os planejamentos, a adaptação do ensino por meio das aulas remotas e a importância das ferramentas digitais para o processo de ensino e aprendizagem. Entre aulas remotas, híbridas e presenciais buscamos vivenciar essas experiencias, trabalhando com diferentes estratégias, refletindo sobre as nossas práticas, pois o “novo” ensino impôs uma realidade para a formação inicial dos residentes, para os professores preceptores e para os estudantes da escola básica, neste momento de incertezas.

Detalhes do artigo

Como Citar
CUNHA, L.; LIMA COSTA , M. do P. S. de .; FABRÍCIO COIMBRA ALCÂNTARA; RINALDO DUARTE. EXPERIÊNCIAS NO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGÓGICA EM UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA. . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 75–90, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/109. Acesso em: 3 dez. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
Biografia do Autor

Maria do Perpétuo Socorro de Lima Costa , UFVJM

Doutora em Educação pela UFMG-2015. Licenciada em Pedagogia - Supervisão Escolar e Matérias Pedagógicas (1981-1985). Especialista em Supervisão escolar(1989-1991)e Psicologia da Educação: ênfase em Psicopedagogia Preventiva (2001-2003) pelo -PREPES/PUCMInas . Mestre em Educação pela UNINCOR-Betim2005. Professora do Curso de graduação em Ciências Biológicas - Licenciatura da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Trabalha com as disciplinas: Gestão Escolar, Didática e Estágio em Gestão. Docente orientadora do Programa Residência Pedagógica Subprojeto Biologia. Docente permanente do Mestrado em Educação PPGED e docente colaboradora do Mestrado PPGECMaT. Membro do Núcleo de Pesquisa sobre Condição e Formação Docente (PRODOC) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. (Fae/UFMG).

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