"O QUE EU TENHO MAIS MEDO É DE ERRAR NA PROVA. PORQUE SE EU ERRAR EU REPROVO DE ANO" Percepções e medos dos estudantes sobras as avaliações em uma turma de alfabetização
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo é um relato de experiência com base no projeto pedagógico denominado "eu escrevo o mundo", realizado com alunos do terceiro ano do ensino fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro, durante o primeiro bimestre do ano de 2022. O trabalho tinha como principal objetivo estimular a escrita dos estudantes e minimizar a existência de lacunas pedagógicas no processo de construção de textos. Após a leitura do livro "O menino que tinha medo de errar'', de Vivian Taubman, questões relacionadas ao medo de errar na prova e a reprovação revelaram-se com maior frequência durante os debates e as produções realizadas em turma. Assim, o presente artigo apresenta reflexões sobre como o erro e a reprovação escolar são percebidos pelos discentes e os possíveis desdobramentos que tais fenômenos podem promover no processo de alfabetização.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. PNA Política Nacional de Alfabetização - Brasília: MEC, SEALF, 2019. 54 p. ISBN978-65-81002-00-8
HOFFMANN, J. Avaliação e educação infantil: um olhar sensível e reflexivo sobre a criança. Porto Alegre: Mediação, 2012
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e criando a prática. 2 ed. Salvador: Malabares Comunicações e eventos, 2005.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem:componentes do ato pedagógico. 1ª edição São Paulo:Cortez, 2011
MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 21 ed. Petrópolis: Vozes, 2012.
FERREIRO, Emília; TEBEROSKY Ana. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artmed 1999.
PERRENOUD, Phillipe. Avaliação: da excelência à regularização das aprendizagens: entre duas lógicas. Porto Alegre, Artmed, 1998.
SOARES, Magda. Alfaletrar:toda criança pode aprender a ler e a escrever. São Paulo: Contexto, 2020.
Sousa, E. L. de ., & Pires, F. F.. (2021). Entendeu ou quer que eu desenhe? Os desenhos na pesquisa com crianças e sua inserção nos textos antropológicos. Horizontes Antropológicos, 27(60), 61–93. https://doi.org/10.1590/S0104-71832021000200003