A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUAS MANIFESTAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Kawany Moreira Soares dos Santos
Sélvia Taciana Josiana Maciel de Paula Silva
Luciana Resende Allain

Resumo

A violência escolar é um fenômeno multifacetado e a sua conceituação diverge de acordo com a perspectiva do pesquisador e do objeto de estudo. Além disso, a compreensão de sua manifestação no ambiente escolar também é diversa e requer estudos aprofundados para sua plena compreensão. Com base nisso, o presente trabalho teve como objetivo investigar como as diferentes naturezas da violência se manifestam  na escola nas relações entre os alunos e entre os funcionários. A coleta dos dados se deu por meio de um questionário e relatos anônimos dos alunos, enquanto a análise se deu pelas premissas da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin (1977). Ao longo do estudo, foi notória a presença da violência psicológica como principal forma de manifestação dentro do ambiente escolar e até casos de importunação sexual por parte de colaboradores e funcionários para com o/as aluno/as, evidenciando a negligência por parte dos gestores em cuidar do bem-estar dos estudantes.

Detalhes do artigo

Como Citar
MOREIRA SOARES DOS SANTOS, K.; TACIANA JOSIANA MACIEL DE PAULA SILVA, S.; RESENDE ALLAIN, L. . A VIOLÊNCIA ESCOLAR E SUAS MANIFESTAÇÕES EM UMA INSTITUIÇÃO DE EDUCAÇÃO BÁSICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 29–52, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/186. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

ABRAMOVAY, M.; RUAS, M. G.. Violences in schools. Brasilia: Pitágoras, 2002. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/lis-LISBR1.1-16766. Acesso em: 07 out. 2023.

ASSIS, S. G.; AVANCI, J. Q.. Labirinto de espelhos: formação da auto-estima na infância e adolescência. Editora Fiocruz, 2004. Disponível em: https://books.scielo.org/id/vdywc. Acesso em: 10 out. 2023.

BARDIN, L.. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/7684991/mod_resource/content/1/BARDlN__L._1977._Analise_de_conteudo._Lisboa__edicoes__70__225.20191102-5693-11evk0e-with-cover-page-v2.pdf. Acesso em: 09 out. 2023.

BERNARDINO, Í. M. et al. Violência contra mulheres em diferentes estágios do ciclo de vida no Brasil: um estudo exploratório. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 19, p. 740-752, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbepid/a/GLBjHWKRNKcwCB8DjqBv6rL/. Acesso em: 16 out. 2023.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente: Lei federal nº 8069, de 13 de julho de 1990. Rio de Janeiro: Imprensa Oficial, 2002. Disponível em: https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca-2023.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

CHARLOT, B.. A violência na escola: como os sociólogos franceses abordam essa questão. 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?lang=pt&format=html#. Acesso em: 07 out. 2023.

FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R.; DIAS, I. R.. O Estudo de Casos ou Casos de Ensino em Ciências. In: FERNANDES, G. W. R.; ALLAIN, L. R.; DIAS, I. R.. Metodologias e Abordagens Diferenciadas em Ensino de Ciências. São Paulo: Livraria da Física, 2022. Cap. 11. p. 253-269.

FLICK, U.. Pesquisa qualitativa e quantitativa. In: FLICK, Wue. Uma introdução à pesquisa qualitativa. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2004. p. 272.

FREIRE, I. P.; SIMÃO, A. M. V.; FERREIRA, A. S.. O estudo da violência entre pares no 3º ciclo do ensino básico-um questionário aferido para a população escolar portuguesa. Revista Portuguesa de Educação, v. 19, n. 2, p. 157-183, 2006. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37419208.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

GUIMARÃES, N. M.; PASIAN, S. R.. Agressividade na adolescência: experiência e expressão da raiva. Psicologia em Estudo, v. 11, p. 89-97, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pe/a/cJmcCKpmkgd5NpdFthjNwys/?lang=pt. Acesso em: 09 out. 2023.

MARRIEL, L. C. et al. Violência escolar e auto-estima de adolescentes. Cadernos de pesquisa, v. 36, p. 35-50, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/cp/a/94qjXzFpMZqQFF3Jv9mpyKm/?lang=pt. Acesso em: 07 out. 2023.

MARTINS, M. J. D. O problema da violência escolar: uma clarificação e diferenciação de vários conceitos relacionados. Revista Portuguesa de Educação, v. 18, n. 1, p. 93-115, 2005. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/374/37418106.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

MATOS, K. J. N.. Violência impetrada por professores e funcionários das escolas públicas a estudantes. 2019. 85 f. Tese (Doutorado em Saúde Coletiva) - Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, 2019 Disponível em: https://www.uece.br/ppgcc/wp-content/uploads/sites/37/2019/12/KARLA-JULIANNE-NEGREIROS-DE-MATOS.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

MOREIRA, F. M.. Violência de gênero na escola: abuso/assédio sexual e relações de poder. 2016. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/173809. Acesso em: 11 out. 2023.

NASCIMENTO, A. M. T.; MENEZES, J. A.. Intimidações na adolescência: expressões da violência entre pares na cultura escolar. Psicologia & Sociedade, v. 25, p. 142-151, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/zQsHtg63hbg6WQQhF67mKGt/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 07 out. 2023.

NOGUEIRA, R. M. C. del P. A.. A prática de violência entre pares: o bullying nas escolas. Revista iberoamericana de educación, v. 37, n. 1, p. 93-102, 2005. Disponível em: https://rieoei.org/RIE/article/view/853. Acesso em: 07 out. 2023.

OLIVEIRA-MENEGOTTO, L. M.; PASINI, A. I.; LEVANDOWSKI, G.. O bullying escolar no Brasil: uma revisão de artigos científicos. Revista Psicologia: teoria e prática, v. 15, n. 2, p. 203-215, 2013. Disponível em: http://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/ptp/article/view/5070. Acesso em: 07 out. 2023.

KRUG, E. G.. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório mundial sobre violência e saúde. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2002. Disponível em: https://opas.org.br/wp-content/uploads/2015/09/relatorio-mundial-violencia-saude-1.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

PEREIRA, A. C. S. et al. Vitimização de funcionários a alunos: violência explícita, disfarçada por práticas escolares e negligência. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, p. e182996757-e182996757, 2020. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/6757. Acesso em: 07 out. 2023.

PRIOTTO, E. P.; BONETI, L. W.. Violência escolar: na escola, da escola e contra a escola. Rev. Diálogo Educ, p. 161-179, 2009. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?pid=S1981-416x2009000100012&script=sci_abstract&tlng=fr. Acesso em: 07 out. 2023.

STELKO-PEREIRA, A. C.; WILLIAMS, L. C. A.. Reflexões sobre o conceito de violência escolar e a busca por uma definição abrangente. Temas em psicologia, v. 18, n. 1, p. 45-55, 2010. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/5137/513751435005.pdf. Acesso em: 07 out. 2023.

VAGLIATI, A. C. et al. Gritos do silêncio: o professor frente à violência sexual contra crianças e adolescentes no espaço escolar. 2014. Disponível em: https://tede.unioeste.br/handle/tede/961. Acesso em: 11 out. 2023.

VIEIRA, M. E. S. S. et al. Violência simbólica: apelido pejorativo. 2010. Disponível em: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/xmlui/handle/riufcg/13418. Acesso em: 10 out. 2023.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)