SERPENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: Investigando a relação entre alunos e ofídios em Minas Gerais

Conteúdo do artigo principal

Vitor Otávio Ferreira Assunção
Lucas Fernandes Silva
Luciana Resende Allain

Resumo

Este estudo visa abordar a relação da percepção etnoherpetológica (sobre as serpentes) de discentes da educação básica. Neste contexto, os ofídios, destacam-se como animais socialmente marginalizados a partir de uma óptica repugnante, a qual está associada a carência de informações substanciais e da propagação de desinformação acerca deste grupo. Destaca-se que, no Brasil, as crendices subsidiam um distanciamento entre os seres humanos e as serpentes. Cabe ainda destacar que, a visão negativa sobre os animais constituintes da ofidiofauna, podem colocar esse grupo em fragilidade, caso estratégias de conservação e educação ambiental não sejam instauradas. Diante de tal conjuntura, o objetivo deste estudo foi identificar qual a percepção etnoherpetológica que os alunos da educação básica têm sobre as serpentes, bem como de relacionar a interferência dessa percepção no processo de ensino-aprendizagem e na conservação dos ofídios. Para a análise da percepção dos alunos sobre as serpentes, o estudo fundamentou-se em uma abordagem qualitativa, utilizando um questionário de cinco perguntas para levantamento dos dados junto a 22 estudantes. Cerca de 81% dos discentes afirmaram que têm medo de cobra; ao investigar a concepção utilitarista que os alunos possuem sobre esses animais, 66% dos estudantes afirmaram que as serpentes possuem serventia para os seres humanos; 57% manifestaram que esses animais possuem algum papel funcional na natureza; aproximadamente 86% afirmaram que já mataram, pediram para matar ou viram alguém matando uma serpente. Constatou-se uma predominância de uma percepção negativa e utilitarista, onde hegemonicamente os alunos demonstraram algum tipo de medo e repulsa desses animais. 

Detalhes do artigo

Como Citar
FERREIRA ASSUNÇÃO, V. O.; FERNANDES SILVA, L. .; RESENDE ALLAIN, L. SERPENTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: : Investigando a relação entre alunos e ofídios em Minas Gerais. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 163–174, 2024. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/196. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
DOSSIÊ

Referências

ARGÔLO, A. J. S. As serpentes dos cacauais do sudeste da Bahia. Ilhéus: Editus, 2004.

BARRAVIERA B. Ofídios, estudo clínico dos acidentes. Rio de Janeiro: EPUB, 1999.

BEAUPRE, STEVEN J.; DOUGLAS, LARA E. Snakes as indicators and monitors of ecosystem properties. Snakes: ecology and conservation, p. 244-261, 2009.

BERNARDE, P. S. Anfíbios e Répteis: introdução ao estudo da Herpetofauna brasileira. Anolis Books, 318p. 2012.

BERNARDE, Paulo Sérgio. Serpentes peçonhentas e acidentes ofídicos no Brasil. Anolis books, 2014.

BORGES, W. B.; DE OLIVEIRA, A. D.; MÜLLER, E. S. Percepção da biodiversidade: qual a contribuição da educação básica?. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e401111335620-e401111335620, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/35620. Acesso em: 04 out. 2023.

BORGES-MARTINS, Marcio. Répteis. In: WORTMANN, Maria Lucia et al. (Org.). O Estudo dos Vertebrados na Escola Fundamental. São Leopoldo: Ed. Unisinos, 1997. 132p.

CARDOSO, C. C et al. Análise etnoherpetológica acerca das serpentes: influência no ensino de Biologia. XI SALÃO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA PUCRS. Anais. Santa Catarina, 2010.

COSTA, H. C.; BÉRNILS, R. S. Répteis do Brasil e suas Unidades Federativas: Lista de espécies. Herpetologia brasileira, v. 7, n. 1, p. 11-57, 2018.

DE LIMA, F. G. M et al. Uma abordagem etnoherpetológica das concepções dos estudantes de ensino médio sobre serpentes. Conexão ComCiência, v. 3, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8357. Acesso em: 05 out. 2023.

DE LIMA, F. G. M et al. Uma abordagem etnoherpetológica das concepções dos estudantes de ensino médio sobre serpentes. Conexão ComCiência, v. 3, n. 2, 2023. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/conexaocomciencia/article/view/8357. Acesso em: 05 out. 2023.

DE OLIVEIRA, I. C. S et al. Biodiversidade de serpentes: Ferramentas educativas para a conservação das espécies. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e67111334892-e67111334892, 2022. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/34892. Acesso em: 05 out. 2023.

DE PONTES, B. E. S et al. Serpentes no contexto da educação básica: sensibilização ambiental em uma escola pública da Paraíba. Experiências em Ensino de Ciências, v. 12, n. 7, p. 79-99, 2017. Disponível em: https://fisica.ufmt.br/eenciojs/index.php/eenci/article/view/682. Acesso em: 03 out. 2023.

FERNANDES, L. S.; ASSUNÇÃO; V. O. F. A Percepção Herpetológica Crítica de Alunos da Educação Básica a partir de uma atividade baseada nos Três Momentos Pedagógicos. In. FERNANDES, G. W. R. (Org.). Tendências da Pesquisa em Ensino de Ciências: reflexões em tempos de pandemia. Diamantina: UFVJM, 2021. 117 p. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/2699. Acesso em: 29 set. 2023.

GUEDES, T. B.; ENTIAUSPE-NETO, O. M.; COSTA, H. C. Lista de répteis do Brasil: atualização de 2022. Herpetologia Brasileira, v. 12, n. 1, p. 56-161, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.7829013. Acesso em 5 set. 2023.

GUISSO, L. F.; BAIÔCO, V. R. M. A educação ambiental e o papel do educador na cultura da sustentabilidade. Disponível em: http://revistaea.org/pf.php?idartigo=2580 Acesso em: 07 de out. 2023.

JERONIMO, B. C. A educação ambiental na preservação de serpentes. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciências Biológicas)-Instituto de Biociências, Universidade Estadual Paulista, Botucatu. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/items/fb08ab62-5a8e-4099-bca9-2c77b52b4a63. Acesso em: 04 out. 2023.

LEWINSOHN, T. Avaliação do estado do conhecimento da biodiversidade brasileira. v. II. In: Avaliação do estado do conhecimento da biodiversidade brasileira. v. II. 2006. p. 249-249.

LIMA-VERDE, J. S. Por que não matar as nossas cobras. In: NASCIMENTO, L. B.; BERNARDES, A. T.; COTTA, G. A. Herpetologia no Brasil I. Belo Horizonte: PUC/Biodiversitas, 1994. p. 92-101.

LUDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. Em Aberto, v. 5, n. 31, 1986. Disponível em: http://www.emaberto.inep.gov.br/ojs3/index.php/emaberto/article/download/1971/1710. Acesso em: 08 out. 2023

MARQUES, J. F.; DE MOURA, G. J. B.; TINOCO, M. S. COSMOPERCEPÇÕES SOBRE AS SERPENTES. Editora chefe Profª Drª Antonella Carvalho de Oliveira Editora executiva Natalia Oliveira Assistente editorial, p. 36, 2022. Disponível em: https://www.academia.edu/download/81774945/Livro_Ecologia_Espiritual.pdf#page=49. Acesso em: 05 out. 2023.

NAVEGA-GONÇALVES, M. E. C.; PORTO, T. Conservação de serpentes nos biomas brasileiros. Bioikos–Título não-corrente, v. 30, n. 1, 2016. Disponível em: https://seer.sis.puc-campinas.edu.br/bioikos/article/view/3533. Acesso em: 06 out. 2023.

NOBREGA, A. R. R et al. A zoological catalogue of hunted reptiles in the semiarid region of Brazil. Journal of ethnobiology and ethnomedicine, v. 8, p. 1-29, 2012. Disponível em: https://link.springer.com/article/10.1186/1746-4269-8-27. Acesso em: 04 out. 2023.

PRIMACK, Richard B.; RODRIGUES, Efraim. Biologia da conservação. Londrina. Planta, v. 656, 2001.

SOUZA, C. E. P.; SOUZA, J. G. Conhecendo os Animais Peçonhentos: diferentes abordagens para a compreensão da dimensão histórica, sócio-ambiental e cultural das ciências da natureza. ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIA, v. 5, p. 01-09, 2005.

TRINDADE, Oziel Santana Neri; SILVA JÚNIOR, Juvenal Cordeiro; TEIXEIRA, Paulo Marcelo Marini. Um estudo das representações sociais de estudantes do ensino médio sobre os insetos. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 14, p. 37-50, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/4zPz7SpkyF6BMzYzNDJGFcT/?lang=pt. Acesso em: 03 out. 2023.

WILSON, E. O. Biofilia. 1. ed. Cidade del México: Fondo de Cultura Económica, 1989. 283 p

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)