O OLHAR E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JACAREZINHO

Conteúdo do artigo principal

Andressa Fernanda Pereira

Resumo

O presente artigo analisa como o livro didático de História é utilizado nas escolas estaduais da cidade de Jacarezinho/Paraná. Para tal, pesquisamos a história dos manuais didáticos no Brasil, os programas governamentais que distribuem livros didáticos no país e por fim, a sua utilização dentro da sala de aula. Como embasamento teórico utilizamos obras de Circe Bittencourt (2008), Flávia Caimi (1999) e Jean Moreno (2014). A metodologia empregada consistiu em um questionário voltado para os professores e posteriormente observação das aulas desses mesmos professores a fim de entender como veem e aproveitam o material que lhes é oferecido. Isto, na perspectiva de respondermos as seguintes questões: A maneira como o professor utiliza o livro didático auxilia o aprendizado? O livro didático é tido como única fonte do conhecimento histórico em sala de aula?

Detalhes do artigo

Como Citar
PEREIRA , A. F. . O OLHAR E A UTILIZAÇÃO DO LIVRO DIDÁTICO PELOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA CIDADE DE JACAREZINHO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 5, n. 2, p. p.21–36, 2019. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/42. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

BATISTA, Amanda Penalva. Uma análise da relação professor e o livro didático. Salvador, 2008. Disponível em < http://www.uneb.br/salvador/dedc/files/2011/05/Monografia-Amanda-Penalva.pdf> Acesso 27 de fevereiro de 2017.

BITTENCOURT, Circe. Livro didático e saber histórico 1810-1910. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2008.

CAIMI, Flávia E;. organizado por Astor Antônio Diehl. O livro didático. Passo Fundo: Ediupf, 1999.

DENIPOTI, Cláudio. Um homem no mundo do livro e da leitura. Revista de História Regional (UEPG) 6 (2), inverno de 2001.

Guia PNLD 2017 História. Disponível em < http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/livro-didatico/guia-do-livro-didatico/item/8813-guia-pnld-2017> Acesso em 27 de fevereiro de 2017.

MACHADO, Ironita A. P. organizado por Astor Antônio Diehl. O currículo de História em transição. Passo Fundo: Ediupf, 1999.

MORENO, Jean C. Quem somos nós? Apropriações e representações sobre a(s) identidade(s) brasileira(s) em livros didáticos de história (1971-2011). Jundiaí: Paco Editorial, 2014.

SOARES, Jadson B., SOUZA, Wendell O. Memorial do PNLD: Elaboração, natureza e funcionalidade. Disponível em <http://www.cchla.ufrn.br/shXIX/anais/GT23/ARTIGO%20-.pdf> Acesso em 27 de maio de 2016.

SOUZA, Deusa Maria. Livro Didático: Arma Pedagógica? Disponível em <http://200.144.182.130/revistacrop/images/stories/edicao4_5/v045a17.pdf> Acesso 05 de abril de 2017.

Portal do FNDE: Histórico. Disponível em <http://www.fnde.gov.br/programas/livro-didatico/livro-didatico-historico> Acesso em 28 de maio de 2016.