ATRAVÉS DO ESPELHO MÁGICO: ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA POR MEIO DE TELENOVELAS

Conteúdo do artigo principal

Thainara Dutra Tôrres

Resumo

A presente resenha tem como objetivo descrever de maneira cr´ítica, a live que contou com a participação do professor, historiador e antropólogo Giovani José da Silva transmitida pelo canal do Laboratório de Práticas de Ensino em História - LAPEHIS. A fala do professor, intitulada Através do Espelho Mágico: Ensinar e aprender história por meio de telenovelas, é tamb´ém o título da resenha e conta a experiência deste historiador como colaborador de uma novela global no ano de 2006. Giovani em sua fala demonstra seu gosto pelas telenovelas e aponta caminhos para que as mesmas possam ser vinculadas ao ensino de história. De tal modo, o seguinte texto analisa as reflexões feitas na transmissão e complementa os argumentos do histotoriador com base em outras referências bibliográficas que também tratam do tema relacionado.

Detalhes do artigo

Como Citar
DUTRA TÔRRES, T. ATRAVÉS DO ESPELHO MÁGICO: ENSINAR E APRENDER HISTÓRIA POR MEIO DE TELENOVELAS . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 7, n. 2, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/62. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
RESENHA

Referências

BLOCH, Marc. Apologia da história. Ou o ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BURKE, Peter. A escrita da história: novas perspectivas. São Paulo: EdUNESP, 1991, pp. 39-62.

GODOI, Christian. Bibliografia Comentada: O Brasil Antenado: a sociedade da novela. Grupo de Estudos sobre Práticas de Recepção e Produtos Mediáticos – ECA-USP. Novos Olhares, número15, 2005.

MARCONDES FILHO, Ciro. Televisão: a vida pelo vídeo, 1988. APA. Marcondes Filho, C. (1988). São Paulo: Moderna.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.