A IMPORTÂNCIA DA CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES PARA ATENDER ALUNOS COM TEA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo falar sobre a importância da capacitação de professores para atender alunos com TEA, levantando as vantagens dessa capacitação no dia a dia escolar, entendendo que essa é uma demanda presente em sala de aula e que precisa ser especializada. Também será discutida a importância de uma fala única da instituição, professores e família, buscando desta forma o pleno desenvolvimento escolar e social da criança. Sabido que a educação é um fazer conjunto, onde país e professores colaboram para a formação social e educacional, falaremos sobre as necessidades que a instituição escolar precisa propiciar a esse aluno e ao professor para o desenvolvimento de atividades e o papel da escola na orientação dos pais e na disseminação de informações sobre temas urgentes, como a TEA.
Detalhes do artigo
Referências
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo escolar da educação básica 2010. Brasília, Inep. 2011. Disponível em: <http://portal.inep.gov.br/basicalevantamentos-acessar>. Acesso em: 18 de outubro de 2019.
BRASIL. Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência) nº 13.146/2015. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm>. Acesso em: 20 de julho de 2019.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional n. 9.304/96. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm>. Acesso em: 18 de outubro de 2019.
CASTRO, Jane Margareth; REGATTIERI, Marilza. Interação escola-família: subsídios para práticas escolares/Jane Margareth Castro, Marilza Regattiere (orgs.). Ministério da Educação; Unesco, p. 70-76. Brasília, 2009.
DESSEN, M. A.; POLONIA, A. C. A família e a escola como contextos de desenvolvimento humano. Revista Paidéia, Ribeirão Preto, v. 17, n. 36, p. 21-32, 2007.
DRESCHER, Carla Hulda Pfeifer. A importância do conselho escolar para a gestão democrática da escola. Universidade Federal de Santa Maria. Agudo, RS: 2014.
LIBÂNEO, J.C.; OLIVEIRA, J.F.de.; TOSCHI, M.S. Educação Escolar: Políticas, estrutura e organização. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
LOURIS, Amanda Beatriz; SANTOS, Leticia Piana. A educação precária brasileira e seus efeitos na vida do adolescente envolvido no tráfico de drogas. Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE: 2017.
MAPELLI, Lina Domenica et al. Criança com transtorno do espectro autista: cuidado na perspectiva familiar. Esc. Anna Nery, Rio de Janeiro, v. 22, n. 4, 2018. Disponível em: <http://www.scielo.br>. Acesso em: 25 de julho 2019.
MILAGRES, F. Qualidade de ensino: a contribuição dos pais. Quaestio - Revista de Estudos em Educação, v. 4, n. 1, p. p. 115-119, 2002. Disponível em: <http://periodicos.uniso.br>. Acesso em: 18 de outubro de 2019.
MORAES, Mônica Figueiredo de. A influência da infraestrutura no desempenho escolar: estudo de caso de três colégios do estado do rio de janeiro. Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Juiz de Fora: 2014. Disponível em: <http://www.mestrado.caedufjf.net>. Acesso em: 27 de julho 2019.
OLIVEIRA, Zélia Maria Freire de. Fatores influentes no desenvolvimento do potencial criativo. Estud. psicol. (Campinas), Campinas, v. 27, n. 1, p. 83-92, Mar. 2010. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo>. Acesso em: 14 de outubro 2019.
SILVEIRA, Luiza Maria de Oliveira Braga; WAGNER, Adriana. Relação família-escola: práticas educativas utilizadas por pais e professores. Psicol. Esc. Educ. (Impr.), Campinas, v. 13, n. 2, p. 283-291, Dec. 2009. Disponível em: <http://www.scielo.br>. 27 de julho 2019.