À LUZ DA EVOLUÇÃO, UM JOGO NO ENSINO DE EVOLUÇÃO

Conteúdo do artigo principal

Claudia Russo
Alexandre Aires

Resumo

Muitos professores evitam ou simplesmente retiram a temática evolutiva do conteúdo escolar para evitar confrontos em sala de aula. Assim, alunos mal formados se tornam professores com má formação gerando um ciclo vicioso. Por isso, atividades e jogos em sala de aula tem o potencial de quebrar o ciclo. Assim, desenvolvemos um jogo de cartas no estilo Perfil da Grow® sobre evolução voltado para o Ensino Médio. O material do jogo são cartas-chave com pesquisadores ou com conceitos nesta área. Cada carta inclui 10 dicas que permitem aos jogadores adivinhar enquanto o moderador lê as dicas ordenadamente da carta em questão. As 10 dicas são dispostas em ordem inversa de dificuldade, iniciando pelas mais difíceis. Quanto mais dicas são lidas antes do grupo adivinhar corretamente, menos pontos o grupo que adivinha o tema da carta recebe. O objetivo final do jogo é ganhar mais pontos.

Detalhes do artigo

Como Citar
RUSSO, C.; AIRES, A. À LUZ DA EVOLUÇÃO, UM JOGO NO ENSINO DE EVOLUÇÃO. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/79. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS

Referências

BECK, John C.; WADE, Mitchell. The kids are alright: How the gamer generation is changing the workplace. Harvard Business Press, 2006.

COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; DE MELLO, Débora Falleiros. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, 23.2: 257-263, 2010.

DE ARAÚJO PORTO, Paulo Roberto; FALCÃO, Eliane Brígida Morais. Teorias da origem e evolução da vida: dilemas e desafios no ensino médio. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, p. 13-30, 2010.

MOTTOLA, Nicolau. O evolucionismo no ensino de Biologia: investigação das teorias de Lamarck e Darwin expostas nos livros didáticos de Biologia do Plano Nacional do Livro Didático do ensino médio PNLEM. 2011.

SILVA NETO, Manoel Coelho. Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games. MNPEF Dissertação Universidade Federal Fluminense. 2017.

RUTLEDGE, Michael L.; WARDEN, Melissa A. Evolutionary theory, the nature of science & high school biology teachers: Critical relationships. The American Biology Teacher v. 62, p. 23-31, 2000.

RUSSO, Claudia AM; ANDRÉ, Thiago. Science and evolution. Genetics and molecular biology, 42: 120-124, 2019.

SANT’ANNA, I.C., Branco, A.L.C., Pereira, K.P., Carvalho, A.C., Tavares, M.C. Perfil da Genética: Uma maneira divertida de memorizar conteúdos. Genética na Escola 6.2:17-29, 2011.