AS ORIENTAÇÕES DA POLÍTICA EDUCACIONAL E SUAS INTERFACES NA ESCOLA PÚBLICA

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Givanildo SILVA
Creusa Ribeiro da Silva LELIS

Resumo

A escola pública, em todo o seu percurso, tem diferentes histórias, memórias, posturas e nuances que são desencadeados no processo histórico e político, oriundo da política educacional e das concepções de sociedade que são postas no contexto global. O objetivo do texto é dialogar sobre a complexidade da política educacional e as suas interfaces para a escola pública, refletindo sobre as contradições presentes no âmbito da educação brasileira. As mudanças ocasionadas pelas políticas educacionais avançam no contexto de novas roupagens atreladas às concepções de projeto de sociedade, reafirmando posturas e cenários políticos emergentes sob a influência dos organismos internacionais pautados pela lógica histórico-política advinda do campo mercadológico. Assim, as concepções de educação, formação docente, avaliação da aprendizagem e currículo estão imersas em um cenário contraditório e excludente.

Detalhes do artigo

Como Citar
SILVA, G.; LELIS, C. R. da S. . AS ORIENTAÇÕES DA POLÍTICA EDUCACIONAL E SUAS INTERFACES NA ESCOLA PÚBLICA. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 1, p. p. 03–14, 2022. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/82. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Givanildo SILVA, Universidade Federal de Alagoas

Doutor em Educação. Professor do Centro de Educação e do Programa de pós-graduação em Educação da Universidade Federal de Alagoas; E-mail: givanildopedufal@gmail.com/ Givanildo.silva@cedu.ufal.br

Creusa Ribeiro da Silva LELIS, Instituto Federal do Rio Grande do Norte

Doutora em Educação. Professora do Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Campus Canguaretama; E-mail: creusa.lelis@ifrn.edu.br

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