TORNAR-ME PROFESSORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS a experiência da Residência Pedagógica

Conteúdo do artigo principal

Simone Grace de Paula
Greyd Cardoso Mattos
Zikivane Alves
Gilmara Rodrigues dos Santos

Resumo

Este relato tem como objetivo apresentar uma experiência vivenciada na Escola Municipal XXX pelo Programa Residência Pedagógica do Curso de XXX – XXX da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. O objetivo geral foi registrar, analisar e refletir a respeito da experiência na escola na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Para tanto, optou-se pela abordagem qualitativa e realizou-se análise de documentos, anotações de aulas, observação participante. As análises realizadas oportunizaram um aprendizado significativo, tanto por meio da observação quanto da avaliação de cada aluno, podendo assim perceber o progresso e as dificuldades de cada um deles, associando teoria e prática. Trata-se de uma experiência motivadora e empolgante ao mesmo tempo, provocou a reflexão sobre a realidade de cada aluno e sobre a profissão de pedagogo.

Detalhes do artigo

Como Citar
GRACE DE PAULA, . S.; CARDOSO MATTOS, . G. .; ALVES, Z. .; RODRIGUES DOS SANTOS, . G. TORNAR-ME PROFESSORA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: a experiência da Residência Pedagógica . Educação Básica Revista, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 287–304, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/209. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RELATO DE PRÁTICA

Referências

ADAMS, F. W., Melo, R. J. de, & NUNES, S. M. T. (2021). A importância do estágio para a formação inicial docente sob a ótica de licenciandos em educação do campo. Pesquisa e Debate em Educação, 11(2), 1–19, e31985. Disponível em https://periodicos.ufjf.br/index.php/RPDE/article/view/31985. Acesso em mar 2023.

BRASIL, Ministério da Educação. Educação para jovens e adultos: ensino fundamental: proposta curricular. 1º segmento / coordenação e texto final (de) Vera Maria Masagão Ribeiro. Ação Educativa; Brasília: MEC, 2001.

BRASIL, Ministério da Educação. Decreto nº 8752 de 09 de maio de 2006. Dispõe sobre a Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil. Acesso em jul 2023.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2010.

FREIRE. P. Conscientização: teoria e prática da libertação: uma introdução ao pensamento de Paulo Freire. Tradução de Kátia de Mello e Silva. São Paulo: Cortez & Moraes, 1979.

GISI, M. L.; MARTINS, Pura Lucia Oliver; ROMANOWSKI, J. P. O estágio nos cursos de licenciatura. In: Romilda Teodora Ens, Dilmeire Sant’Anna Ramos Vosgerau, Marilda Aparecida Behrens (org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

MAFUANI, F. Estágio e sua importância para a formação do universitário. Instituto de Ensino superior de Bauru. 2011. Disponível em: http://www.iesbpreve.com.br/base.asp?pag=noticiaintegra.asp&IDNoticia=1259. Acesso em: 23 mar. 2023.

NASCIMENTO, J. C. D. do e ALBUQUERQUE, E. A. A. Educação para transformar as pessoas do mundo, Geografia para mudar o mundo das pessoas: aproximações teóricas entre Paulo Freire e Milton Santos. Geosaberes, Fortaleza, v. 8, n. 15, p. 67-80, mai./ago. Universidade Federal do Ceará, 2017.

PIMENTA, S. G. e LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis. Vol 3, Números 3 e 4, pp.5-24, 2005/2006. Disponível em: https://www.professorrenato.com/attachments/article/159/Est%C3%A1gio%20e%20doc%C3%AAncia-diferentes%20concep%C3%A7%C3%B5es.pdf. Acesso mar 2023.

PRADO, B. M. e GOMES, M. O. Residência Pedagógica/CAPES: uma boa ideia pedagógica? Revista Eletrônica Pesquiseduca. Santos, V.13, N.32, p.1243-1261, set.-dez. 2021.

PRADO, B. M. dos S. Programa de Residência Pedagógica/Capes: formação diferenciada de professores em cursos de Pedagogia? Dissertação de Mestrado, Universidade Católica de Santos: Santos, 2020.

Projeto Político Pedagógico, Escola Municipal Wanderley de Oliveira Brito. Código do Inep: 33333883. Secretaria Municipal de Educação. Francisco Sá/ MG, 2022.

SANTOS, M.G. A relação teoria e prática na formação do pedagogo à luz do materialismo histórico-dialético. Feira de Santana: UEFS Editora, 2016.