CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO A SALA DE AULA EM DIFERENTES FORMAS, ESPAÇOS E CONTEXTOS

Conteúdo do artigo principal

Renato Aparecido Teixeira
Ângela Rita Teixeira
Maurício Teixeira Mendes
Ivana Cristina Lovo

Resumo

Esta escrita visa relatar experiências decorrentes do Programa Residência Pedagógica/Subprojeto Licenciatura em Educação do Campo, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Campus JK, Diamantina-MG. Majoritariamente, todo o desenvolvimento das atividades propostas no edital 2020 foram adaptadas e/ou elaboradas para atender as demandas do ensino remoto ocasionado pela pandemia de Covid-19. Esse processo se relacionou de forma contextualizada com a cultura campesina e a cultura tecnológica na qual estamos inseridos. As atividades aqui apresentadas são referentes ao subprojeto desenvolvido na Escola Estadual Padre João Afonso, situada no distrito de mesmo nome, no município de Itamarandiba, Alto Jequitinhonha, Minas Gerais.

Detalhes do artigo

Como Citar
APARECIDO TEIXEIRA, R.; RITA TEIXEIRA, Ângela; TEIXEIRA MENDES, M.; CRISTINA LOVO, I. CULTURA DIGITAL: POSSIBILIDADES E LIMITES NO CONTEXTO PEDAGÓGICO DA EDUCAÇÃO DO CAMPO: A SALA DE AULA EM DIFERENTES FORMAS, ESPAÇOS E CONTEXTOS. Educação Básica Revista, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 15–24, 2023. Disponível em: https://educacaobasicarevista.com.br/index.php/ebr/article/view/110. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA

Referências

BRASIL. AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D. & Hanesian, H. (1980). Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Interamericana.

BACICH, L.; MORAN, J. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática [recurso eletrônico] / Organizadores, Lilian Bacich, José Moran. – Porto Alegre: Penso, 2018 e-PUB.

BORBA, M. de C. Informática e educação matemática. 5. São Paulo Autêntica 2007 1 recurso online (Tendências em educação matemática). ISBN 9788551301296.

B. Boyer, C. História da matemática/Carl B. Boyer. Uta C. Merzbach; [tradução de Helena Castro]. São Paulo: Blucher, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN +). Ciências da Natureza e Matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC, 2006.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Brasília, Brasil.

COLL, C.; MONEREO, C. (Orgs.). Psicologia da Educação Virtual: Aprender e ensinar com as tecnologias da informação e comunicação. Porto Alegre: Artmed, 2010. 365 p.

DELIZOICOV, D. N. Educação em Ciência e a Perspectiva Paulo Freire. In: PERNAMBUCO, M.M. e PAIVA, I.A.de (Organizadoras). Práticas Coletivas na Escola. Campinas/SP. Mercado das Letras; Natal, UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 2013, pg. 15-54. (Série Educação Geral, Educação Superior e Educação Continuada do Educador).

DIAS CAETANO, L. M. Tecnologia e Educação: quais os desafios? Educação. Revista do Centro de Educação, vol. 40, núm. 2, maio-agosto, 2015, pp. 295-309 Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, Brasil.

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 28ª ed, 2005.

_________. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HUXLEY, A. Admirável Mundo Novo. Trad. Lino Vallandro e Vidal Serrano. São Paulo: Ed. Globo. 2001.

IBGE - Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Itamarandiba: população e educação. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/mg/itamarandiba/panorama. Acesso em: 22 abr. 2022.

PEREIRA, D. N. (Org.). Padre João Afonso: traços e laços de uma comunidade do campo. Diamantina: UFVJM, 2018. 221 p. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/handle/1/1759. Acesso em: 01 jan. 2022.

PINTO, J. A.; PEDROSO, L. S. Práticas experimentais para o ensino de ciência: construindo alternativas adequadas à realidade educacional brasileira [recurso eletrônico] / organização José Antônio Pinto, Luciano Soares Pedroso. – 1.ed. – Curitiba-PR: Editora Bagai, 2021.

TOFFLER, A. A terceira onda. Tradução de João Távora. - 28° ed. - Rio de Janeiro: Record, 2005.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 1989.