O CONCEITO DE CULTURA NA AULA DE HISTÓRIA uma análise a partir da Primeira República (1889-1930)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este texto tem como objetivo apresentar a experiência desenvolvida no estágio supervisionado, realizado no Colégio Estadual Imaculada Conceição – Ensino Fundamental, situado no município de Jacarezinho, estado do Paraná, durante o ano de 2018. A referida regência foi desenvolvida na disciplina de Prática de Ensino de História I, do curso de História, e aplicada na turma do 9º ano C do colégio já mencionado.
Detalhes do artigo
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: Fundamentos e Métodos. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2008.
“Corta-jaca” no Catete: centenário da alforria da música popular brasileira”. 2014. ChiquinhaGonzaga.com. Disponível em: <http://chiquinhagonzaga.com/wp/corta-jaca-no-catete-centenario-da-alforria-da-musica-popular-brasileira/>. Acesso em 15 de maio de 2018.
BARROS, Leandro Gomes de Barros. In: ENCICLOPÉDIA Itaú Cultural de Arte e Cultura Brasileiras. São Paulo: Itaú Cultural, 2018. Disponível em: <http://enciclopedia.itaucultural.org.br/pessoa5873/leandro-gomes-de-barros>. Acesso em: 15 de Mai. 2018. Verbete da Enciclopédia.
PARANÁ, Secretária do Estado da Educação do. Projeto Político Pedagógico: proposta pedagógica curricular – Escola Estadual Imaculada Conceição – EF, 2012.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio: diferentes concepções. IN: Estágio e Docência. São Paulo: Cortez, 2004, p. 33-57.
SALIBA, Elias Thomé. Cultura/ as apostas na República. In: SCHWARCZ, Lilia Moritz. História do Brasil Nação: 1808-2010. Rio de Janeiro/ Madri: Mapfre/ Objetiva, 2012, v. 3, A Abertura para o mundo 1889-1930 p. 238-249.
SCHWARCZ, Lilia Moritz; STARLING, Heloisa Murgel. A Primeira República e o povo nas ruas. In: Lilia M. Schwarcz; Heloisa M. Starling. Brasil: Uma biografia. São Paulo: Cia das Letras, 2016, p. 318-350.
SILVA, Kalina Vanderlei; SILVA, Maciel Henrique. Dicionário de conceitos históricos. São Paulo: Editora Contexto, 2009. 2ª ed.